Mau Ano Agrícola: “Governo ainda não conseguiu mobilizar todo o financiamento”, ministro

Cidade da Praia, 15 Jan (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente disse hoje que o Governo ainda não conseguiu mobilizar todo o financiamento para o terceiro plano de mitigação da seca, mas assegurou que “nenhuma acção vai ficar parada” por falta de verba.

“Ainda não mobilizamos todo o financiamento, o país vai fazendo os esforços com os recursos que dispõe para alguma actividade de mobilização da água, vamos trabalhar com as entidades gestores de distribuição da água no sentido de reforçar investimentos e vamos alocar dinheiro do Fundo do Ambiente para o efeito”, assegurou Gilberto Silva.

O governante, que falava à imprensa hoje à margem do workshop regional sobre investigação, inovação e transferência de tecnologia para o desenvolvimento sustentável do sector agrário na África ocidental e central, não adiantou o montante conseguido até ao momento, mas garantiu que estão a trabalhar para que “nada e nenhuma actividade” fique atrasada, por causa do financiamento total orçado em um milhão de contos.

“Há actividades que estão em curso, por exemplo a bonificação da ração animal nas ilhas onde não choveu, estamos a fazer todo o esforço no sentido de manter a continuidade de acordo com o calendário preestabelecido e estamos a trabalhar fortemente para a financiar e iniciar várias medidas no que tangem a mobilização da água não só para abastecimento público, mas também para a regra”, referiu.

Gilberto Silva disse ainda que o Governo encontra-se a trabalhar com os municípios nas várias acções que se encontram em curso, e que adicionalmente “reforça e disponibiliza verbas” para as autarquias promoverem emprego público.

O terceiro plano de mitigação de seca e do mau ano agrícola, orçado em um milhão de contos, tem como foco a mobilização da água.

Prevê também o crédito, as actividades geradoras do rendimento, intervenções no domínio do reforço das cantinas escolares e o transporte de água para zonas de altitude.

AV/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top