Porto Inglês, 11 Mar (Inforpress) – A localidade de Alcatraz, na ilha do Maio, recebeu hoje o seu jardim infantil totalmente remodelado graças ao apoio da associação Manoamano Offroad, que manifestou a vontade de continuar a ajudar a ilha em outras vertentes sociais.
Segundo o representante da organização, Luís Medreiro, esta iniciativa partiu aquando da visita a ilha no passado mês de Janeiro, durante a qual manifestaram o interesse em ajudar a ilha e em colaboração com a edilidade.
A escolha, conforme disse, recaiu sobre a localidade de Alcatraz, uma vez que identificaram que o edifício que alberga o jardim estava a carecer de intervenção.
Luís Medreiro realçou, por outro lado, que a escolha recaiu sobre actividade social, tendo em vista que as crianças merecem toda atenção para que tenham uma infância com as condições necessárias, para o processo de ensino e aprendizagem.
Conforme afiançou, os trabalhos decorreram em tempo recorde, num período de três semanas, aliás frisou que inicialmente houve um pouco de reticência por parte da edilidade no cumprimento do prazo, mas graças aos parceiros conseguiram levar avante a obra que servirá também ao vizinho povoado de Pilão Cão.
O representante da Manoamano Offroad deixou a possibilidade de a associação também apoiar no apetrechamento de materiais didáticos, caso venha a ser necessário.
Por seu lado, o vereador pela área da Educação, Emílio Ramos, considerou que este é mais um gesto de colaboração por parte dos parceiros da ilha, salientando também o facto de a obra ter decorrido num tempo recorde, 15 dias, graças ao empenho e dedicação da associação e dos seus parceiros.
Para o autarca, essa intervenção no jardim infantil de Alcatraz chegou em “boa hora” e veio a dar mais tranquilidade aos pais e encarregados de educação, mas, sobretudo, às crianças que passam a contar com um espaço mais aprazível no processo de ensino e aprendizagem.
Emílio Ramos fez saber ainda que à semelhança das outras infra-estruturas no Maio, o jardim infantil vai ser contemplado com energia fotovoltaica, com vista a ter a sua autossustentabilidade energética.
A monitora infantil Patrícia Mendes Tavares também manifestou a sua satisfação, bem como de toda a comunidade, por receberem um edifício praticamente novo, destacando que isso era uma das grandes preocupações, sobretudo porque o tecto carecia de substituição.
A monitora aproveitou a ocasião para também pedir a ligação de energia eléctrica, assim como ligação à rede pública de água.
Manifestou também o desejo de terem mais materiais didáticos, para que as 13 crianças que frequentam diariamente o jardim infantil daquela localidade tenham mais possibilidade de brincarem e aprenderem durante as aulas.
Os trabalhos de remodelação passaram pela demolição da laje de cobertura existente, reconstrução de uma laje nova, impermeabilização, reabilitação de rebocos e caixilharia, aumento da instalação eléctrica, reparação da rede de abastecimento de água, substituição de louças sanitárias e pintura final
O valor total do investimento foi de cerca de 1800 contos.
WN/CP
Inforpress/Fim