Cidade da Praia, 04 Nov (Inforpress) – A escritora cabo-verdiana Glória Sofia publicou recentemente em Roterdão, Holanda, o seu segundo livro infanto-juvenil, intitulado Urso Heby, uma obra bilingue (português e holandês) editada pela United P.C., com ilustrações de Alberto Fortes e tradução de Leonor Raven.
No livro, o protagonista Haby, de apenas 5 anos, depara-se com um momento novo, o ursinho que tem de aprender a viver com os pais separados em duas casas diferentes. Ele encontra novas sensações e belezas junto aos pais em diferentes lares.
Glória Sofia Varela Monteiro, “desde sempre marcada pelas emoções”, como refere, nasceu a 14 de Fevereiro, dia dedicado ao amor e aos enamorados, no ano de 1985, na Cidade da Praia.
Originária de uma “família humilde”, o trilho da sua existência levou-a depois de terminar o liceu a rumar para o arquipélago dos Açores, Portugal, onde se licenciou em Engenharia e Gestão do Ambiente.
Desenvolve várias actividades nas áreas culturais, frequentando várias tertúlias poéticas colaborando em inúmeros sites e revistas.
Participou em Festival Internacional de Poesia em (Curtea de Arges) Roménia (2016), (Istambul) Turquia (2017), Ditet & NaimitMacedônia/Albania (2018).
Escreveu o prefácio do livro “Florescer” da escritora Teresa Ruas, foi nomeada para se candidatar ao ‘Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative’.
Possui ainda “diversos poemas” musicados pelo cantor Américo Brito e pelo grupo batuque Lantuna, para além de poesias traduzidas “em mais de dez línguas”.
Reside actualmente na Holanda, onde, além de escrever poesias e contos, vive o “amor-perfeito” pelos seus filhos.
Tem textos publicados em várias sites e revistas: youngpoets.eu, Azahar, Miombo Publishing Lepan Africa, entre outras.
Autora de quatro livros e mais de 12 antologias no mundo inteiro em várias línguas, em 2018 Glória Sofia publicou seu primeiro livro infantil: Abriel (Editora Brial).
GSF/AA
Inforpress/Fim