• Save

Lisboa: Centro Cultural Cabo Verde terá um “passeio” com nomes de personalidades da cultura cabo-verdiana

Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) –  O Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa (Portugal), vai ter um “passeio” de homenagem a grandes nomes da cultura cabo-verdiana, informou hoje o ministro da Cultura e das Indústrias Curativas, Abraão Vicente.

“Nada é maior para um artista do que o reconhecimento pelo seu trabalho vindo das instituições do seu país natal. (…) Aos que são incontornáveis para a nação cabo-verdiana e aos que em Portugal contribuíram para a afirmação da nossa diáspora”, escreveu o ministro na sua página nas redes sociais.

Nessa primeira fase, disse, vão iniciar com 51 nomes e, sendo uma iniciativa em construção, assegurou que mais personalidades serão homenageadas e que “em breve” chegará a Cabo Verde.

Bana, Zeca Nha Reinalda, António Firmino, B.leza, Maria Alice, Grupo Finaçon, Ildo Lobo, Leonel Almeida, Travadinha, Tututa Évora, os Tubarões, Grupo Voz de Cabo Verde, Antonio Aurélio Gonçalves, Manuel Figueira, Morgadinho, Armando Tito são alguns dos nomes que já foram fixados no passeio do CCCV.

De referir que, de acordo com uma nota da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, o Centro Cultural Cabo Verde, situado na Rua de São Bento 640, em Lisboa, será inaugurado este sábado, 06, por ocasião do 44º aniversário da independência da República de Cabo Verde.

O edifício onde este será albergado foi cedido pela Câmara Municipal de Lisboa ao Estado de Cabo Verde, através de um protocolo assinado em Dezembro de 2018.

A cerimónia de inauguração vai contar com as presenças do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Felipe Tavares, e o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente.

Para celebrar a data, será ainda levado a cabo um conjunto de actividades, nomeadamente uma serenata à moda de Cabo Verde, ao som de mornas, com a participação especial de Coro Contat e Diogo Picão e de artistas cabo-verdianas como Ana Firmino, Maria Alice e Titina.

O momento, de acordo com a nota, conta ainda com a actuação de Dany Silva, Gardénia Benros, Nancy Vieira e Sara Tavares.

AM/ZS

Inforpress/Fim