Licenciamento do navio Interilhas é para dar ao público opções válidas e previsíveis ao Maio – Director de Política do Mar (c/áudio)

Mindelo, 07 Out (Inforpress) – O director Nacional de Política do Mar disse hoje que o licenciamento do navio Interilhas é para dar ao público opções válidas, regulares e previsíveis para a ilha do Maio, após a modernização do Porto Inglês.

Esta Informação foi avançada em conferência de imprensa pelo director Nacional de Política do Mar, Giliardo Nascimento, que confirmou que a companhia Polaris, dona do navio Interilhas, vendeu as suas acções que tinha na empresa concessionária dos transportes marítimos aos restantes armadores nacionais deixando a sociedade Cabo Verde Interilhas.

Ao ser questionado se esta decisão não trará prejuízos aos cofres do Estado, que tem que pagar a indemnização compensatória à empresa concessionária dos transportes marítimos, a Cabo Verde Interilhas, que também faz viagens na mesma linha e com horários próximos, o mesmo defendeu que “ao disponibilizar um serviço público não se pode apenas centrar naquilo que são os valores que possam estar envolvidos”.

Segundo a mesma fonte, o destaque é o número de vezes que se vai ter barco no cais do Porto Inglês ao invés de colocar a tónica na indemnização compensatória.

Conforme Giliardo Nascimento, o navio ligará quinzenalmente São Vicente, São Nicolau e Santiago, mas concentra o maior volume das suas operações nas ilhas do Sotavento.

Assim, explicou, também ligará Santiago à ilha do Fogo e ainda Santiago à ilha do Maio.

“Destaque para uma ligação semanal fixa entre Santiago e Maio, todas as quartas-feiras, e quinzenalmente fará a mesma ligação, Santiago-Maio, às sextas-feiras e aos domingos. Ou seja, uma viagem fixa entre Santiago e Maio, por semana, e duas em duas semanas, fazendo três ligações entre estas duas ilhas”.

Para Giliardo Nascimento, o interesse dos operadores em fazer estas linhas demonstra que há um mercado por explorar e este mercado será ainda maior com o porto do Maio modernizado.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos