Joana Rosa mostra “gratidão” ao Rotary Club Praia pela oferta de livros educativos

Cidade da Praia, 17 Mar (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, manifestou hoje “gratidão” com o gesto da Rotary Club Praia pela oferta de livros educativos que irão auxiliar o programa de educação e alfabetização dos reclusos e educandos.

“Quero agradecer este gesto e, sobretudo, reconhecer a importância que o Rotary Club Praia teve em colocar, na agenda, uma matéria que, muitas das vezes, é ingrata e que a sociedade esquece que a reinserção social não é uma tarefa só do Estado, mas de todos”, disse na cerimónia da entrega dos mais de 700 títulos a serem distribuídos aos estabelecimentos prisionais e centro Orlando Pantera.

Joana Rosa, que realçou a importância dos livros ofertados para as pessoas que, por uma razão ou outra tiveram infelicidade de estar num centro educativo ou na cadeia, ressaltou também a relevância deste acervo para o enriquecimento da biblioteca prisional.

“Este acervo acaba por enriquecer a biblioteca, mas essencialmente, o ser humano que são os nossos reclusos e educandos. Este acervo vai servir para que cada um ocupe o seu tempo e, sobretudo, para aprender a viver de forma diferente”, acrescentou.

A governante que acredita que com formação profissional está a preparar os reclusos para a reinserção na sociedade, falou da existência de vários projectos que visam apoiar os reclusos e integrá-los na sociedade.

O presidente da Rotary Club Praia, José Rebelo, ao usar da palavra afirmou que a Rotary é uma comunidade de líderes e profissionais que lutam para ajudar a comunidade onde estão inseridos.

Nesta tarefa, segundo disse, contaram como a parceria da Rotary Club de Ponte da Barca, de Portugal, distrito 1970, e de outros membros, que para além dos volumes hoje entregues comprometeram-se a angariar mais livros para apoiar o programa de reinserção social dos reclusos.

“Se não participarmos na transformação da nossa sociedade, estaremos com problemas e não alcançaremos a meta da redução do índice da reincidência”, frisou.

O Rotary Club da Praia entregou à Direcção Geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção Social (DGSPRS) um acervo com 708 livros educativos que serão distribuídos aos estabelecimentos prisionais e centro Orlando Pantera.

PC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos