Japão apoia Cabo Verde com 500 mil dólares para o programa de cantinas escolares

Cidade da Praia, 29 Set (Inforpress) – O governo do Japão vai contribuir com um financiamento no valor de 500 mil dólares para o programa de cantinas escolares em Cabo Verde, liderado pelo Programa Alimentar Mundial (PAM).

Esta contribuição, segundo uma nota de imprensa enviada à Inforpress, resulta da implementação do programa de assistência alimentar para o ano fiscal de 2022, assinado a 01 de Julho entre a secretária de Estado dos Negócios, Miryan Vieira e o embaixador do Japão, Izawa Osamu.

Este acordo, informa a mesma fonte, faz parte da cooperação do Japão no apoio aos esforços de Cabo Verde, em melhorar a situação nutricional afectada pela seca, covid-19 e a guerra na Ucrânia.

“A cooperação em assistência alimentar, é uma das principais áreas de cooperação entre o Japão e Cabo Verde. É um dos símbolos fortes da nossa amizade e da nossa solidariedade”, frisa o documento, justificando que o país asiático deseja contribuir para cobrir as necessidades alimentares em Cabo Verde.

“Esta renovada contribuição, tem um cunho particular este ano em Cabo Verde, dada a tensão nos mercados internacionais de cereais devido à situação na Europa”, acrescenta.

A cooperação com o Japão começou com o estabelecimento das relações diplomáticas após a independência de Cabo Verde em 1975.

Com a assinatura do primeiro Acordo de Cooperação Económica, em 1979, a cooperação entre os dois países tem-se desenvolvido e diversificado através da cooperação técnica, financeira não reembolsável, fornecimento de créditos de longo prazo e com baixas taxas de juro, e ajuda através de agências multilaterais.

OM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos