Inforpress celebra 35º. aniversário com “marcos importantes” como a aprovação e implementação do PCCS – administrador

Cidade da Praia, 01 Out (Inforpress) – A Inforpress celebra o seu 35º. aniversário com “marcos significativos” entre eles a aprovação e implementação do novo estatuto e Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), uma reivindicação antiga dos trabalhadores.

“Os ganhos que podemos mencionar hoje, gostaríamos também de compartilhar com as antigas administrações, começando pelo novo PCCS que acabou de ser aprovado e implementado em sede de Assembleia Geral”, ressaltou o administrador único da Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress.

Hamilton Jair Fernandes, que falava à Inforpress no âmbito dos 35º. da empresa, que se celebra na quarta-feira, 04, recordou que o último desenvolvimento na carreira dos profissionais da Inforpress data de 2008, pelo que esta ferramenta de gestão dos recursos humanos, “sem dúvidas”, proporciona uma “motivação extra” aos profissionais.

Constitui outro “marco importante”, conforme referiu o gestor, a atualização do estatuto da Inforpress, que, sustentou, estava “completamente desatualizado” em relação à realidade do sector da comunicação social, desvinculado das perspectivas de sustentabilidade da agência como empresa.

Portanto, salientou, o novo estatuto reflete conceitos mais modernos no que concerne à gestão de uma agência de notícias, tornando-se assim um documento “extremamente inovador e alinhado” com as melhores práticas internacionais.

Hamilton Jair Fernandes destacou, igualmente, o contrato de prestação de serviço público assinado com o Estado, permitindo o aumento da dotação orçamental de 60 mil para 72 mil contos, valor que possibilitará a contratação de mais profissionais, posicionando a agência em um cenário favorável para expandir seus serviços.

Além disso, apontou a abertura da delegação de Santiago Norte, com sede na cidade de Assomada, bem como contratação de mais jornalistas para esta e outras regiões do arquipélago.

O administrador fez também referência ao “papel central” que a Inforpress ocupa no sector da comunicação social do País, primeiramente por ser uma agência que assume não só o papel de divulgar as notícias, mas por centralizar as fontes, por ser a fonte primária.

“A importância da agência reside na necessidade de centralizar pelo menos as fontes e o trabalho delas, garantindo a credibilidade necessária nesse trabalho, mas também se posicionando como uma instituição confiável no panorama nacional”, enfatizou.

“Estamos falando de uma agência cujo papel se destaca em relação aos demais atores do sector devido à credibilidade de suas matérias, bem como à competência dos profissionais. Desde o final da década dos 90, essa tem sido uma marca da actual Inforpress, anteriormente Cabopress”, reconheceu o gestor, acrescentando que a agência é “uma escola de jornalismo” em Cabo Verde.

Hamilton Jair Fernandes lamentou, uma vez mais, o facto de o 35º. aniversário da Inforpress ser marcado por uma “perda irreparável”, o falecimento do antigo jornalista e fundador da Inforpress, Franklin Palma, um dos profissionais que não só marcou uma geração, mas também influenciou toda a evolução que a agência sofreu ao longo dos anos.

Por fim, o administrador fez um balanço “extremamente positivo” dos seus seis meses como administrador único da Inforpress, compartilhando os ganhos até agora com todos os antecessores.

TC/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos