Índice de volumes de negócios regista aumento de 7,9 por cento, segundo dados do INE

Cidade da Praia, 29 Nov. (Inforpress) – O índice de volume de negócios registou, no terceiro trimestre de 2019, em termos homólogos um aumento de 7,9% e os de emprego a tempo integral e total registaram variações de 2,5% e 3,3%, respectivamente, segundo dados do INE.

De acordo com os dados de Indicadores de Actividades do Sector de Serviços referente ao terceiro trimestre do ano em curso divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), os indicadores de remunerações brutas situaram-se em 3,6% em termos homólogos.

No capítulo de volume de negócios, cita o INE, as secções de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos, transportes e armazenagem e de alojamento e restauração apresentaram contributos mais relevantes para a variação do índice agregado (2,5,3,5 e 2,4 pontos percentuais), em resultado de variações 4% ,42% e 12,2%, respectivamente.

As restantes secções, lê-se, apresentam uma contribuição de – 0,2 pontos percentuais para a variação do índice, sendo que o índice de volume de negócios nos serviços registou um aumento trimestral de 7,4%.

Já os índices de emprego nos serviços a tempo integral e total apresentaram, no terceiro trimestre, uma variação homóloga de 2,5% e 3,3%, respectivamente, com a particularidade do índice de remunerações brutais situar-se em 3,6% em termos homólogos, registando um aumento de 1,3 % em termos trimestrais.

Segundo o INE, os Indicadores de Actividade do Sector Serviços (IASSO) têm por finalidade proporcionar indicadores de evolução a curto prazo em termos nominais, isto é, a preços correntes da actividade das empresas do sector dos serviços mercantis não financeiros nas variáveis volume de negócios, emprego e remunerações.

Esta estatística baseia-se na recolha directa de dados, em que os resultados se apresentam em forma de índices com o objectivo de medir variações em relação ao ano base 2014, e pretende-se com esta metodologia descrever de forma resumida a metodologia.

SR/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap