INCV entrega quadro da réplica do primeiro Boletim Oficial do País à Assembleia Nacional publicado em 1842

Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – O presidente da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) entregou, hoje, ao presidente da Assembleia Nacional um quadro da réplica do primeiro Boletim Oficial, publicado na Boa Vista em 1842, no âmbito das comemorações dos 180 anos da INCV.

Em declaração à imprensa, depois da entrega, o presidente do conselho de administração da Imprensa Nacional de Cabo Verde, Raimundo Lopes, afirmou que o presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, recebeu este boletim com “muito agrado e satisfação”, enaltecendo também “uma boa relação “que a INCV tem com a Assembleia Nacional.

“Temos uma relação muito forte e complementar”, porque a Assembleia Nacional é a casa da democracia onde se produzem as leis e é a imprensa que as publica, referindo que é a partir da imprensa que todas as publicações passam a ter eficácia jurídica”, explicou o presidente da INCV.

Este responsável destacou também a importância que esse boletim tem sobretudo pelo conteúdo, sublinhando que naquela altura o primeiro Boletim Oficial trazia informações das primeiras eleições realizadas em Cabo Verde, por isso tem um “marco simbólico”.

Para além disso, Raimundo Lopes, assegurou que durante o encontro com Austelino Correia falaram ainda sobre os projectos da Imprensa Nacional que estão em curso e parcerias que podem estabelecer futuramente entre ambas as partes, mostrando que já existe abertura da Assembleia para tratar do assunto, de uma forma “mais prática e amigável”.

“Neste momento temos uma gráfica tradicional que produz brochuras, podemos estabelecer parcerias entre a imprensa e a Assembleia Nacional, neste aspecto. Entretanto, estamos a trabalhar com a Assembleia no que tange a todas as eleições publicadas, que são eleições que estão aprovadas, e assim podemos assinar também um contrato neste âmbito para que seja um trabalho fixo”, acrescentou.

A entrega da réplica do B.O, publicado no ano de 1842, na Vila de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, foi entregue ao presidente da Assembleia Nacional, no seu Gabinete, na Assembleia Nacional e faz parte de um conjunto de actividades e programas comemorativas dos 180 anos da INCV, completados a 24 de Agosto do ano passado.

O acto de entrega contou igualmente com as presenças da administradora executiva, Adalgisa Pires, o administrador não executivo, Vitalzinho Landim, e a secretária executiva, Súria Fontes.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos