Espargos, 01 Jun (Inforpress) – Artistas nomeados nos CVMA 2023 partilharam hoje o palco do Anfiteatro José Cabral, no Sal, com os pequenos cantores, participantes do concurso “Criança Show”, em sinal de engajamento no combate à violência sexual contra crianças e adolescentes.
A actividade acontece no âmbito do projecto de responsabilidade social “Djuntu num só voz – zero violência sexual contra crianças e adolescentes”, onde os Cabo Verde Music Awards (CVMA) juntam-se ao acto central do Dia Internacional da Criança, este ano com lugar no Sal, enquadrado nas comemorações de Junho, mês da criança e do adolescente.
O acto é promovido pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, através do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e dos seus parceiros.
A partilha entre os nomeados dos CVMA e os artistas de palmo e meio ocorreu durante o evento denominado “Criança Show”, que vem sendo realizado há 16 anos pela Câmara Municipal do Sal, por ocasião do Dia Internacional da Criança, assinalado a 01 de Junho.
Assim, o anfiteatro José Cabral, nos Espargos, apresentava, hoje uma movimentação diferente, com artistas, nomeadamente, Bachard, Sandra Horta, Diego, Soraia Ramos, Sónia Sousa, Fattú Djakité, entre outros, e crianças de várias idades, acompanhadas de seus pais.
O momento era de festa e muita alegria, mas também de sensibilização e engajamento na causa de combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, cujo acto de abertura foi presidido pela secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima.
A governante, além de passar mensagens de alegria e encorajamento, já que muitos pais se encontravam presentes, aproveitou a ocasião para reforçar e reafirmar o posicionamento do Governo em matéria de protecção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
“A nível mundial estamos a viver uma situação muito conturbada, com muitos assédios, crianças expostas a vários riscos, mormente com as redes sociais, um aumento de tráfico de crianças a nível mundial (…), com isso temos que continuar a trabalhar juntos para manter e garantir os direitos das nossas crianças”, manifestou, apelando à responsabilização dos pais no acompanhamento e protecção dos filhos, sobretudo.
E, alguns artistas nomeados no CVMA, em conversa à Inforpress, manifestaram a sua satisfação por participarem no evento desta natureza, abraçando a causa no combate a violência sexual contra crianças.
Sónia Sousa, uma das artistas presentes, acreditando que as pessoas têm um pouco de menino, disse que sentir a “energia positiva” das crianças “é muito gratificante”.
Também Sandra Horta, radiante no meio da criançada, disse que desde que se tornou mãe, tomou noção da responsabilidade dos pais na construção de um mundo melhor.
“E especialmente nessa questão de violência, um flagelo antigo, não é de agora… acho que os artistas têm a obrigação de abraçar as causas e participar no que for possível”, comentou, feliz também com a sua nomeação nos CVMA, independentemente de prémios, mas se vierem “tanto melhor”, confessou.
E para Diego, cantor e compositor, com projecto a solo, participar neste evento foi transportá-lo também para o papel de pai.
“Quando vejo um evento desta natureza penso logo nos meus dois filhos. E quero dar o meu contributo para um Cabo Verde melhor e sem violência. Todos devemos dizer não à violência, especialmente contra crianças. Foi um momento emocionante”, exteriorizou o artista.
SC/CP
Inforpress/Fim