Ilha do Sal: Equipa de médicos da África Avanza privilegia consultas e intervenções cirúrgicas na área de oftalmologia

Espargos, 13 Jun (Inforpress) – Os médicos da Associação África Avanza, Espanha, Bilbao, encontram-se no Sal em mais uma missão voluntária, privilegiando consultas e intervenções cirúrgicas na área de oftalmologia, tendo já realizado sete cirurgias de estrabismo em crianças.

Esta 33ª missão dos médicos voluntários de África Avanza que teve início segunda-feira, 10, reserva uma longa lista de crianças e adultos para serem atendidos nessa e outras especialidades, entre consultas e cirurgias, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida sanitária dos salenses e não só.

A equipa África Avanza é composta por seis elementos, sendo uma cirurgiã geral, uma anestesiologista, uma oftalmologista e três médicas de família.

Maria Magdalena Tugores, Anestesista da Africa Avanza informou que além das intervenções nas crianças, outras a nível de cirurgia geral, foram também realizadas em adultos, nomeadamente extração de pedras nas vesículas biliares, tiróide, hérnias, apendicites, entre outras urgências.

Além de consultas e intervenções cirúrgicas os médicos solidários para Cabo Verde fizeram outras actividades como a promoção da saúde junto das associações, ministraram uma formação a enfermeiros e médicos do Hospital do Sal, sobre “urgências pediátricas e imobilização de fracturas”.

O director do hospital do Sal, Hélder Almada manifestou-se satisfeito com mais esta missão dos médicos Africa Avanza, que vai minimizando o sofrimento das pessoas e a redução das evacuações.

A próxima deslocação desses profissionais voluntários de Bilbao está marcada para o mês de Julho.

A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por médicos, profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

Esta ONG desenvolve há seis anos com o Hospital Regional do Sal um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV), deslocando-se, periodicamente para realizar consultas e intervenções cirúrgicas, na ilha turística.

SC/FP

Inforpress/Fim

 

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap