• Save

Ilha do Sal: África Avanza celebra realização de mil cirurgias nestes seis anos de missão benevolente ao país (c/áudio)

Espargos, 26 Set (Inforpress) – A equipa de médicos da África Avanza, Espanha, Bilbao, encontra-se no Sal para mais uma acção benevolente no Hospital Ramiro Alves Figueira, celebrando a realização de mil cirurgias nesta sua 35ª missão solidária na ilha.

No âmbito deste quadro de colaboração, esta nova missão de médicos da Africa Avanza, composta por especialistas em urologia e anestesistas, teve início no dia 23 do corrente, devendo terminar esta sexta-feira, desta vez com sentido diferente já que marca a realização de mil cirurgias.

O acto foi testemunhado pelo director-geral da Saúde, Artur Correia, que se encontra no Sal para se inteirar “in loco”, da situação sanitária na ilha.

Para além das cirurgias e consultas agendadas, gratuitamente, 81 crianças dos 10 a 13 anos foram também examinadas por esses médicos, no Complexo Educativo Manuel António Martins, em Santa Maria, para avaliar o seu estado de saúde, a nível de urologia.

O presidente da Africa Avanza, Inaki Gascón, destaca a solidariedade como uma das características dos bascos e diz que a equipa de médicos manifesta-se satisfeita com os resultados dessa cooperação, tendo colocado muita dedicação e empenho nesta missão, que começou em 2013.

“Desde esta altura, já vamos na 35ª missão, cumprimos até agora mil cirurgias neste hospital. Por isso, queríamos fazer essa pequena celebração, partilhando o momento com todos os profissionais, pessoas ligadas ao hospital que vêm colaborando connosco ao longo desse tempo”, manifestou.

Em representação do Ministério da Saúde, Artur Correia, destacando essa parceria “incontornável” de cooperação na área da saúde com a África Avanza, permitindo melhor qualidade de vida sanitária dos salenses e não só, disse que é com apreço que testemunha o acto.

“É com satisfação que estamos neste acto, e reconfirmamos a intenção do Ministério da Saúde em reforçar essa parceria, contando também com o apoio da equipa de médicos do África Avanza, no novo centro de saúde de Santa Maria”, precisou.

Artur Correia faz igualmente fé que esta cooperação com a África Avanza poderá, num futuro próximo, estender-se à ilha da Boa Vista, para reforçar a Delegacia de Saúde naquela região, com serviços de medicina geral e familiar, cuidados primários, entre outras assistências.

Além das intervenções clínicas e cirúrgicas, Artur Correia quer que essa cooperação com a África Avanza contemple, também, a componente formação.

“Para nós é muito gratificante, comemorarmos hoje mil intervenções feitas pela África Avanza em parceria com os nossos técnicos. Queremos que essa cooperação contemple, também, a componente formação”, enfatizou.

A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

Esta ONG desenvolve há seis anos com o Hospital Regional do Sal um programa de cooperação médica denominada “Médicos Solidários para Cabo Verde (MSCV), deslocando-se, periodicamente para realizar consultas e intervenções cirúrgicas, na ilha turística.

SC/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap