Ilha do Sal acolhe 3ª Cimeira Internacional dos Líderes Locais

Cidade da Praia, 06 Jul (Inforpress) – A Ilha do Sal acolhe de 09 a 11 deste mês a 3ª Cimeira Internacional dos Líderes Locais, evento que contará com cerca de 140 representantes nacionais e internacionais de sete países do continente africano, americano e europeu.

De acordo com uma nota de imprensa, o evento é organizado pela Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), em parceria com o Governo e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e acontece no âmbito da implementação do Programa Plataformas para o desenvolvimento local e objectivos 2030 em Cabo Verde.

Sob o tema “O território como espaço de inovação para a concretização da Agenda 2030”, a cimeira tem por objectivo analisar a importância da inovação territorial para promover processos de desenvolvimento económico local e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e recolher subsídios para serem apresentados no V Fórum Mundial sobre o Desenvolvimento Económico Local (DEL), previsto para Dezembro na Argentina.

Durante o encontro vão ser apresentadas experiências de sucesso, de boas práticas e inovações territoriais capazes de mobilizar o sector privado, actores públicos e sociedade civil, de modo a atingir os objectivos locais e metas globais de desenvolvimento.
“Modelos territoriais inovadores, quadros facilitadores para localizar e atingir os ODS, ser mais inclusivos e lutar contra os desequilíbrios territoriais”, “Inovações e Comunicação: A importância da comunicação para Agenda 2030”, e “Analisando a Universalidade dos ODS: Agendas 2030 Modelos inovadores nacionais: Como mobilizar parceiros ao redor da Agenda 2030”, são os temas em análise durante os três dias.

Participam no certame países africanos, no quadro da cooperação sul-sul, representantes das associações de municípios brasileiros, italianos, espanhóis e portugueses, representantes do Comité Executivo do Fórum Mundial DEL, presidentes de câmaras e assembleias municipais, vereadores, pontos focais das plataformas locais, ministérios, representantes das agências das Nações Unidas, embaixada do Luxemburgo e delegação da União Europeia.

A III cimeira realiza-se, ainda, no contexto do V Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local, que irá acontecer em Córdoba, Argentina, em Dezembro deste, do qual o Governo de Cabo Verde é promotor conjuntamente com as autoridades argentinas e outras entidades.

O Programa Plataformas para o Desenvolvimento local e objectivos 2030 é um programa do Governo de Cabo Verde, gerido pelo PNUD e financiado pelo Grão-ducado de Luxemburgo.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap