II edição da Leader Cup alia desporto à luta contra cancro e consumo abusivo do álcool

Cidade da Praia, 10 Out (Inforpress) –  A II edição da Leader Cup, que arranca no sábado, 12, reúne 24 equipas num torneio que pretende sensibilizar o público sobre a problemática dos cancros de mama e da próstata, assim como do uso abusivo do álcool.

Em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, o membro da organização, Chady Hojeige, disse que este evento desportivo, que acontece até 30 de Novembro, junta clubes representantes de várias empresas públicas e privadas, em torno da sensibilização sobre a problemática da saúde.

Durante o torneio vão disponibilizar profissionais da saúde para despistagem dos cancros da mama e da próstata, que, segundo a organização, são “uma das grandes preocupações” a nível mundial.

Esta edição da Leader Cup conta com alto patrocínio da Presidência da República, com a intenção de promover a campanha “Menos álcool, Mais vida”, aproveitando a ocasião para socializar a lei que entrou em vigor no sábado, 05.

O responsável do Grupo Khym  Negoce, Brahin Hojeige,  mostrou-se honrado com esta parceria, uma vez que, segundo ele, o uso abusivo de bebidas alcoólicas é um problema que precisa ser resolvido com a colaboração de todos.

Conforme referiu é “sempre bom” usar as actividades desportivas para veicular as mensagens sobre a problemática do álcool.

Para este responsável, este não é apenas um evento desportivo, mas sim uma actividade que quer transmitir mensagens sobre assuntos que afectam a sociedade cabo-verdiana.

Daí, conforme garantiu, o triunfo não vai ser apenas da equipa que vencer o torneio.

Por sua vez, o coordenador da campanha “Menos álcool, Mais vida”, Manuel Faustino, regozijou-se com esta iniciativa, isso porque, segundo ele, a problemática do alcoolismo contribui para o surgimento do cancro.

Segundo a mesma fonte, o evento será aproveitado para se passar mensagens a milhares de pessoas.

Tendo em conta que a nova lei proíbe a venda ambulante de bebidas alcoólicas, assim como nos recintos desportivos, Manuel Faustino disse que a ideia é fazer cumprir a norma, mas que cabe às autoridades competentes desempenhar o seu papel.

Conforme realçou, além de fazer cumprir a lei, a missão passa, também, por esclarecer as pessoas sobre o assunto.

A II Edição da Leader Cup conta ainda com uma parceria com a Associação Safendi Tudu Hora, visando apoiar as famílias carenciadas com alguns donativos.

Inforpress/Fim

LC/WM//AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap