IGQPI e ISQ de Portugal assinam acordo de colaboração de âmbito científico e tecnológico

Cidade da Praia, 26 Set (Inforpress) – O Instituto de Gestão da Qualidade e da Propriedade Intelectual (IGQPI) e o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), de Portugal, assinaram hoje um protocolo de colaboração de âmbito científico e tecnológico sobretudo na área da metrologia legal.

O documento, rubricado pela presidente do IGQPI, Ana Paula Spencer, e pelo administrador do ISQ, Cândido Santos, na Cidade da Praia, visa também a promoção de actividades de interesse mútuo, que potenciam a competitividade das exportações e contribuem para a melhoria da produtividade das empresas em Cabo Verde e disseminação de projectos do ISQ no arquipélago.

Na ocasião, Ana Paula Spencer destacou a importância deste acordo, tendo realçando que vai permitir ao instituto ter competências técnicas, tecnológicas adequadas, de inovação e a implementar o sistema de controlo metrológico legal, em termos de reforço do quadro legal, de capacitação dos técnicos e operadores económicos nas diferentes áreas e na própria montagem da infra-estrutura que irá suportar as actividades do controlo metrológico.

“Queremos também trazer projectos inovadores em matéria da qualidade que nos permita inovar as ferramentas que utilizamos no nosso dia-a-dia, mas também em soluções sustentáveis e inovadoras na operacionalização das diferentes estruturas do sistema da qualidade”, sublinhou frisando que a certificação de produtos e serviços é também uma das áreas prioritárias de intervenção.

Entretanto, Ana Paula Spencer avançou que está em curso a montagem de um sistema de certificação de pequenos alojamentos turísticos e um programa de certificação de produtos agrícolas sendo que a primeira fase abrange o queijo e o vinho.

Segundo a presidente do IGQPI, o instituto pode trazer soluções inovadoras para facilitar todas as actividades que estão a ser desenvolvidas a nível da certificação, mas também da metrologia.

Por seu turno, o administrador do ISQ, Cândido Santos, salientou que o protocolo vai permitir as duas instituições colaborarem no desenvolvimento das suas actividades, apoiar o país no trabalho que está a desenvolver e na criação de regulamentos de metrologia legal para melhorar a situação das trocas económicas.

“O acordo contempla a formação e a vinda de projectos inovadores na área do ambiente que o Instituto de Soldadura e Qualidade está a desenvolver em Portugal e possam ser adaptados a Cabo Verde”, acrescentou.

O acordo terá a duração de três anos.

AV/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap