• Save

I Jogos Africanos de Praia enriquecem o património desportivo de Cabo Verde

Cidade da Praia, 18 Jul. (Inforpress) – Todos os materiais utilizados nos I Jogos Africanos de Praia, realizados na ilha do Sal, adquiridos ou cedidos e que envolveram as 11 modalidades, ficam à disposição de Cabo Verde assim como todo o legado a nível de formação.

A presidente da Comissão Organizadora dos I Jogos Africanos de Praia (COJAP), Filomena Fortes. confirmou esta informação à imprensa esta tarde, no final da cerimónia da entrega formal das medalhas usadas durante este evento internacional ao ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire.

Fortes disse que doravante, para além dos equipamentos, Cabo Verde já conta com um leque de formadores, sobretudo professores de Educação Física, capacitados para receberem eventos desta natureza, sublinhando que os I Jogos Africanos de Praia contribuíram para o enriquecimento do parque desportivo nacional.

A entrega formal das medalhas representa , para a presidente da COJAP, um gesto simbólico enquanto uma forma de mostrar ao representante do Governo na área do desporto todo o reconhecimento pelo apoio e acompanhamento deste projecto, afirmando que “o sucesso dos jogos passa, também, pela tutela”.

Considerou que desde a primeira hora o ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, acreditou e defendeu o projecto que deu a “Cabo Verde o maior evento alguma vez realizado cá”, convicta de que o país fez um bom trabalho e que a COJAP cumpriu o que foi solicitado, que “era entregar os bons e melhores jogos” e que Cabo Verde ofereceu à Associação dos Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA) um modelo para os próximos jogos que se realizam em 2023.

Filomena fortes disse que Cabo Verde, enquanto país anfitrião dos primeiros jogos, colocou a fasquia a mais alta na organização do “maior evento desportivo alguma vez realizado em África” e que ficou garantido que o país está preparado para receber grandes eventos desportivos nacionais e internacionais.

Realizados sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), os I Jogos Africanos de Praia foram disputadas em 11 modalidades ligadas ao mar, concretamente atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté katá, kitesurf, e natação em águas abertas.

Cabo Verde, recorde-se, terminou assim a sua prestação nos I Jogos Africanos de Praia com dez medalhas, das quais três de ouro (futebol freestyle rotinas, futebol feminino e basket 3×3 em afundanços), duas de prata (andebol feminino e futebol freestyle batalha) e cinco de bronze (karaté feminino e por equipas, ténis pares femininos e pares misto e kiteboarding.

SR/JMV

Inforpress/Fim