• Save

Hospitais do país estão mais equipados e com melhor capacidade de respostas quanto a recursos e equipamentos – Artur Correia

Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress) – O director Nacional da Saúde disse hoje que os Hospitais do país estão cada vez mais equipados e com melhor capacidade de respostas em termos de recursos e equipamentos auxiliares de diagnóstico.

Artur Corria, que fez essa apreciação em declarações à Inforpress , para falar da situação dos hospitais do país, no âmbito do Dia Mundial do Hospital que se assinala hoje, 14 de Julho, salientou ainda que há sempre margem para “melhorar” e “consolidar os ganhos”.

“Prova disso, são os indicadores do país a nível da saúde. Por exemplo, a taxa de mortalidade infantil reduziu-se consideravelmente em 2018, ano em que tivemos o valor mais baixo de sempre, ou seja, 13, 6 por mil nados vivos”, acrescentou.

Conforme Artur Correia, tudo isso é fruto da capitação dos profissionais da saúde e de todos os equipamentos que foram dotados nos hospitais do país, assim como nos centros de saúde.

Questionado sobre a falta de um aparelho como TAC, há vários anos no hospital da Praia, o director Nacional da Saúde considerou tal situação como um “problema pontual” e não “do sistema”.

“Não havia TAC no país, adquiriu-se o aparelho em 2013, para o hospital da Praia, que se avariou e agora o problema já esta equacionado. Brevemente, termos outro aparelho”, informou, sublinhando , por outro lado, que o TAC é um aparelho fundamental e auxiliador do diagnóstico.

Em Cabo Verde, segundo o entrevistado, existem dois hospitais centrais (Praia e Mindelo), três regionais (Santiago Norte, Fogo e Brava e Ribeira Grande Santo Antão), sendo que brevemente o hospital do Sal vai ser equiparado ao regional.

No que se refere às perspectivas, Artur Correia lembrou o anúncio feito há pouco tempo sobre um novo hospital de referência , a ser erguida na Cidade da Praia, e que tem como ambição melhorar a capacidade de resposta, sobretudo, para diminuir as evacuações para o exterior.

PC/JMV

Inforpress/Fim