Governo promove simpósio para analisar os novos instrumentos de gestão das políticas sociais

Cidade da Praia, 07 Mai (Inforpress) O Ministério da Família e da Inclusão Social promove esta quarta-feira, 08, na Praia, o II Simpósio Nacional da Família e Inclusão Social para analisar os novos instrumentos de gestão e políticas sociais implementadas no país.

Durante uma conferência de imprensa, que decorreu hoje, a directora da Inclusão Social, Mónica Furtado, explicou que o evento conta com a participação de vereadoras sociais, coordenadores locais do cadastro, técnicos que trabalham com o programa de acompanhamento da família e gestores dos programas sociais para se debruçarem sobre os novos instrumentos de gestão ver até que ponto tem modificado o trabalho social implementado a nível dos serviços centrais e municipais.

Tendo em conta que o simpósio está alinhado com os Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), avançou que a ideia é ter uma agenda comum entre os compromissos do país a nível global, ver como é que essas medidas estão a ser implementadas a nível do programa do Governo e ver como é que estão a chegar às populações.

Sob o lema “Não deixar ninguém para atrás”, sublinhou que o evento constitui também uma oportunidade para apresentação dos resultados dos projectos quer em termos dos instrumentos, que já estão em uso, quer também dos novos planos sociais que estão a ser implementados como o Programa de Rendimento Social da Inclusão que já foi implementado em mecanismos pilotos, mas que este ano vai ser aplicado a nível nacional, após a sua aprovação.

“Iremos apresentar ainda o Projecto de Inclusão Social aprovado em Dezembro do ano passado pelo Banco Mundial, que traz um reforço a nível financeiro, mas também a nível das capacidades do ministério para a implementação desse compromisso e medidas de políticas”, indicou.

“Pretendemos continuar esse processo de envolver todos os actores que estão no terreno na implementação das políticas, analisar as fragilidades, as recomendações e partilhar também as boas práticas sobre aquilo que foi feito no terreno nos últimos dois anos e planificar os próximos passos para garantir a finalidade única de não deixar ninguém para atrás”, acrescentou.

Para o dia 09, está prevista a realização de dois workshops sobre a “Utilização do aplicativo de gestão do cadastro”.

O II Simpósio Nacional da Família e Inclusão Social é promovido pelo Ministério da Família e da Inclusão Social, em parceria com as Nações Unidas e o Banco Mundial.

AV/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap