• Save

Governo enaltece o desempenho do Luxemburgo na transição energética em Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Jul (Inforpress) – O ministro da Indústria, Comércio e Energia, destacou hoje a experiência do governo de Luxemburgo no sector energético cabo-verdiano, realçando que a transição energética no País está fortemente associada à cooperação luxemburguesa.

Alexandre Monteiro fez essas considerações durante a visita da ministra da Cooperação e Acção Humanitária de Luxemburgo, Paulette Lenert, ao Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI) no Palmarejo Grande, tendo realçado na ocasião a importância deste centro na formação de especialidades como a instalação de micro-geração e da melhoria das energias renováveis.

O governante sublinhou, ainda, o papel da cooperação com Grão-Ducado de Luxemburgo na introdução da mobilidade eléctrica no arquipélago, um projecto referenciado de “muito importante e de uma marca forte para o país”.

De acordo com Alexandre Monteiro, a micro-geração tem uma importância enorme para Cabo Verde e que inclusivamente consta do programa do Governo, não só para dotar o país de mais energia renovável no sistema, mas também para contribuir para a redução da factura energética.

Neste particular, afiançou que foi neste sentido que o Governo criou incentivos na lei do Orçamento do Estado do ano em curso para a bonificação a consumidores domésticos e empresas na aquisição de equipamentos renováveis, designadamente painéis solares, alegando que a massificação da micro-geração para além de ser uma questão estratégica, está projectada para dar respostas também à eficiência energética.

Por seu turno, Paulette Lenert felicitou Cabo Verde pela sua eficácia nos projectos ligados às indústrias renováveis, apontando como exemplo a formação de técnicos ligados a essa área à mecânica e electricidade.

Considerou ainda que estas estratégias vão ao encontro das pretensões da União Europeia no sentido de reforçar a implantação da energia limpa, lembrando que Cabo Verde está bem servido no ramo das energias naturais, visando o reforço da sua aposta nas energias renováveis por força da sua situação geográfica propícia.

Durante a visita procedeu-se à entrega de certificados a 40 inspectores capacitados na área de mecânica e electricidade, fruto de uma acção de formação realizada no CERMI.

A ministra luxemburguesa encontra-se em Cabo Verde a convite do ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Tavares, no âmbito das relações de cooperação entre os dois países.

SR/FP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap