• Save

Governo autoriza BCV a emitir moeda alusiva aos 200 anos de amizade Cabo Verde – EUA

Cidade da Praia, 19 Jul (Inforpress) – O Governo autorizou o Banco de Cabo Verde (BCV) a emitir uma moeda comemorativa alusiva aos 200 anos de laços históricos e de amizade entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América.

Segundo o decreto lei que autoriza esta emissão, ao longo destes 200 anos de história dos dois países foram desenvolvidas relações fortes ao nível do comércio, da educação, da segurança e do intercâmbio entre pessoas.

Por isso, uma das formas de se assinalar “a excelência “dos laços históricos de amizade que unem os dois povos e “de parceria estratégica” entre os dois países é através da emissão de uma moeda comemorativa.

A emissão será feita em moedas metálicas com o valor facial de 200 escudos cabo-verdianos, até ao limite máximo de oito mil moedas.

O mesmo documento refere ainda que as diversas composições gráficas que, tanto no anverso como no reverso, enformam esta moeda comemorativa, exteriorizam “de forma explícita” esses laços históricos e de fraternidade, “enaltecendo as relações seculares” de amizade entre os dois países e povos.

“No anverso e no círculo central, em cuproníquel, aparecem as representações das bandeiras de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América encimadas pelo valor facial da moeda duzentos escudos “, lê-se no documento.

Na coroa circular, em latão niquelado, estará assinalado os 200 anos de história com texto em língua inglesa e terá um trecho “Panú Di Terra” (tecido artesanal nacional).

Já no reverso e na sua zona central, em cuproníquel, foi produzida uma composição, em relevo, constituída pelos mapas dos Estados Unidos da América e de Cabo Verde assentes sobre 13 linhas oblíquas.

CD/CP

Inforpress/Fim