Governo aposta no Plano Estratégico de Saúde Digital para melhoria do sector da Saúde

Cidade da Praia, 08 Mar (Inforpress) – A ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, afirmou hoje, no parlamento, que o Governo está a apostar na implementação do Plano Estratégico de Saúde Digital, financiado pelo Banco Mundial, para apoiar no funcionamento das estruturas de Saúde.

Segundo Filomena Gonçalves, a implementação do Plano Estratégico de Saúde Digital visa soluções de tecnologias de informação e de gestão para a monitorização dos serviços de saúde, vigilância epidemiológica e telemedicina.

Filomena Gonçalves, que falava durante o primeiro debate parlamentar deste mês, disse que a melhoria nos sistemas de Saúde tem sido “notável” e adiantou que a plataforma DHIS2, de recolha e gestão das informações sanitárias, foi utilizada de forma pioneira na gestão e na emissão de certificados de vacina contra covid-19 e vai favorecer na gestão dos dados dos agregados individuais, com finalidades epidemiológicas, através da inter-operacionalidade entre os sistemas de informação.

Quanto à modernização do atendimento médico, asseverou que o sistema de informação sanitária, através da Casa do Cidadão, trará grandes ganhos nomeadamente na troca de informações entre os profissionais das estruturas de Saúde, ao definir as prioridades das urgências.

Conforme adiantou, o mesmo vai permitir a melhoria dos serviços para o diagnóstico “cabal” e, consequentemente, “a emissão daquilo que for necessário para a cura ou tratamento paliativo”.

“Ainda temos um projecto Upgrade do sistema de informação sanitária, prescrição electrónica e receitas electrónicas e isso irá trazer ganhos imensuráveis ao sistema porque com a prescrição electrónica, desmaterializando o processo de prescrição, o sistema sairá a ganhar em termos de tempo, em termos monetários, e nós traremos mais e maior segurança aos utentes” completou indicando que as receitas electrónicas permitem a ligação entre as farmácias, o INPS, os hospitais e as clínicas privadas.

A governante avançou que das apostas do Governo, consta a informatização dos serviços de evacuações internas e externas que pressupõe a gestão e a celeridade de todos os processos nas áreas das consultas de especialização necessárias no sector da Saúde.

LT/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos