Ver Noticias

Sexta-feira Santa: Católicos relembram hoje crucificação e morte de Jesus Cristo na cruz

Acácia Maior apresenta álbum “Cimbron Celeste” hoje na Praia

São Vicente: Haxixe e ‘crack’ entre as drogas mais apreendidas pela Polícia Nacional

Futebol/Santiago Norte: Benfica – Beira inaugura a 13ª jornada com campeonato regional

Ilha do Sal acolhe conferência internacional sobre liberdade, democracia e boa governança

Ilha do Sal acolhe conferência internacional sobre liberdade, democracia e boa governança

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) - A ilha do Sal acolhe nos dias 08 e 09 de Abril uma conferência Internacional intitulada “Liberdade, democracia e boa governança: Um olhar a partir de Cabo Verde”, com a presença de entidades nacionais e internacionais.

Para além de conferencistas participarão intelectuais, académicos, políticos e especialistas de renome internacional de todos os continentes para, a partir de Cabo Verde, debater esse desafio vital da política contemporânea.

Segundo uma nota do Governo serão apresentados cinco painéis a começar pela "Democracia e Estado de Direito", tendo como oradores vice-ministro para Assuntos Multilaterais e Globais da Coreia do Sul, Ki-Hwan Kweon, secretário-geral do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA), Kevin Casas-Zamora, director regional para a África Central e Ocidental no National Democratique Institute (NDI), Christopher Fomunyoh.

"Democracia e liberdades religiosa" é o segundo painel sendo capelão pastor Biaud Gaha, Rose Aline Claire, cientista político e professor de Gestão Pública da Fundação Getúlio Vargas, Cláudio Gonçalves Couto e Bispo Dom Ildo Fortes, os oradores.

O terceiro painel "Promovendo a integridade de informação", cujos oradores são a politóloga e professora universitária - Marrocos, Sarah Boukry, o director da Organização Europeia de Direito Público, professor Spyridon Flogaitis, o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares da Guiné-Bissau, Malal Sané, e o antigo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca.

O último painel designado "Promovendo a boa governança e a transparência na gestão da dívida pública" terá como oradores representantes do Banco Mundial, do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), do Banco Europeu de Investimento e do Fundo Monetário Internacional.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Negócio das tranças africanas ganha espaço entre jovens na cidade da Praia (c/vídeo)

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) - As tranças africanas são uma tendência cada vez mais seguida por mulheres e meninas no país estando muitos jovens olhando para isso como uma oportunidade de negócio, oferecendo serviços de penteados ao domicílio, nos mercados e ao ar livre.

É o caso de Chanda Barreto, que deixou de vender peixe para trabalhar como trancista na zona de Ponta Belém, na cidade da Praia, uma oportunidade para gerir a própria renda visto que esse tipo de penteado vem sendo uma opção para muitas mulheres e meninas.

Chanda Barreto, que trabalha como trancista há oito anos, contou à Inforpress que, antes, vendia peixe, mas que decidiu largar a vida de peixeira para apostar em penteados.

“O peixe começou a escassear. Ia para o cais e não encontrava, e passou a ser vendido muito caro. Então, decidi fazer penteados. Comecei na época do arranque das aulas, quando fiquei sem dinheiro para comprar materiais escolares para os meus dois filhos irem à escola”, explicou.

É numa rua a céu aberto, em Ponta Belém, na Praia, que esta jovem solteira praiense e mãe de cinco filhos, ganha a vida fazendo penteados, de segunda a sábado.

Segundo relatou, começou a pentear em casa, mas, a convite de uma prima, decidiu mudar para o centro da cidade, onde chega a atender seis pessoas por dia.

Além de tranças africanas, disse à Inforpress que faz outros tipos de penteados, nomeadamente, para crianças. Sobre o preço das tranças, proferiu que varia entre dois a dois mil e quinhentos escudos.

A falta de condições de trabalho no local e escassez de equipamentos são os grandes desafios que esta trancista enfrenta no dia-a-dia. Uma situação que a levou, várias vezes, a perder clientes.

“É difícil, mas é aqui que está o meu ganha pão. Por isso, tenho que vir”, desabafou, apesar de pensar um dia ter um espaço com melhores condições.

Apesar da falta de condições onde labora, Chanda compara o seu local de trabalho a um salão ao ar livre.

 

AS/ZS

Inforpress/Fim

Ler mais
Metereologia

VÍDEOS

Sexta-feira Santa: Católicos relembram hoje crucificação e morte de Jesus Cristo na cruz

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) – A Sexta-feira Santa, data que assinala a crucificação e morte de Jesus na cruz, é relembrada pelos católicos e fiéis da igreja e marcada pelo silêncio, jejum e oração em reverência ao sacrifício de Cristo.

No Tríduo Pascal, durante três dias (quinta-feira, sexta-feira e sábado), a Igreja celebra o mistério da paixão, a morte e ressurreição do Senhor, o único dia no calendário litúrgico católico (sexta-feira Santa) em que não há celebração da missa.

Hoje 29 de Março, feriado nacionalo dia começou com ofício de leitura e hora de Laudes por volta das 09:30, seguida da via sacra, às 10:00, e a tarde a celebração da Paixão do Senhor seguida da procissão do enterro do Senhor.

Para os cristãos, a data é marcada pelo silêncio, jejum e muita oração em reverência ao sacrifício de Cristo, em preparação da via-sacra, que consiste no caminho pelo qual Jesus percorreu carregando a cruz até ser crucificado.

A Semana Santa celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus em cinco dias importantes para a fé cristã como Domingo de Ramos, Quinta-feira e Sexta-feira Santa, Sábado de Aleluia e Páscoa.

A prática teve origem no século IV, quando os cristãos em Jerusalém realizavam o trajeto da Paixão de Cristo. A partir do século XVII ficou popularizado no mundo inteiro, sendo relembrado anualmente pelas comunidades cristãs durante a Quaresma e a Semana Santa.

O Papa Francisco, que preside hoje as meditações da tradicional via-sacra no Coliseu de Roma, expressou em carta a “gratidão, afecto, encorajamento e esperança” de que em breve será possível “ressuscitar” o senhor.

Em carta direccionada aos católicos de toda Terra Santa em vista da Páscoa, o Papa exprime sua proximidade aos fiéis e seu "afecto como um pai", especialmente entre aqueles que, nesses meses, "estão sofrendo mais dolorosamente o drama absurdo da guerra" e experimentam sentimentos de "angústia e perplexidade".

A Via-Sacra no Coliseu de Roma tem início previsto para às 21:15 e as reflexões propostas são, habitualmente, pedidas pelo Papa a autores ou grupos de pessoas que partilham a sua própria experiência de sofrimento.

LT/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Acácia Maior apresenta álbum “Cimbron Celeste” hoje na Praia

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) - O Palácio da Cultura Ildo Lobo, na Praia, acolhe hoje, a partir das 19:00, o concerto musical do grupo Acácia Maior que irá apresentar o seu mais recente álbum intitulado “Cimbron Celeste”.

Depois de terem lançado, em 2023, o álbum de estreia “Cimbron Celeste”, os fundadores do projecto - Henrique Silva (guitarra eléctrica, baixo elétrico, cavaquinho, SPD) e Luís Firmino (Violão Nylon, Cavaquinho, percussão, Voz), sentiram a necessidade de trazer a sua árvore musical à Terra Natal que lhes possibilita tantas inspirações.

O projecto composto por dez faixas musicais, é uma viagem sem fronteiras deste colectivo, que faz a fusão entre vários estilos musicais.

Segundo um comunicado, o objectivo deste projecto é levar o concerto a cada uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde.

TC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Subscreva na nossa Newsletter

Receba as notícias mais recentes diretamente na sua caixa de entrada. Assine nossa newsletter e mantenha-se informado!"

: 0 / 280

Futebol/Santiago Norte: Benfica – Beira inaugura a 13ª jornada com campeonato regional

Assomada, 29 Mar (Inforpress) - O jogo entre Benfica de Santa Cruz e Beira Mar do Tarrafal inaugura hoje a 13ª jornada do campeonato regional de futebol de Santiago Norte, partida a ser disputada no estádio municipal de Santa Cruz.

Ainda hoje, para completar a jornada da também designada Liga Santiago Norte, que já está próximo do fim, as 16:00 serão disputadas mais três partidas, onde o Scorpion Vermelho defronta o Portas Abertas, também em Santa Cruz, o ADEC tem encontro agendado com 100Tital, em Calheta, e o União dos Picos defronta o Varandinha, no estádio municipal de Assomada.

À entrada da 13ª jornada, três do fim da competição, Varandinha lidera com 31 pontos, seguido do Scorpion (28), Beira Mar (24), União dos Picos (21), ADEC (14), Benfica (10), Portas Abertas com sete e 100Tital é “lanterna-vermelha” com quatro.

MC/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Campanha de registo de cães arranca hoje na cidade da Praia

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress) –  A Câmara Municipal da Praia inicia hoje, até o dia 12 de Abril, uma campanha de registo de cães existentes no município visando maior controlo para evitar perigo ou situações de acidentes envolvendo a população.

Em nota, a edilidade informa que a medida faz parte do código de postura municipal que obriga o registo dos cães, bem como as formas como podem circular com os seus donos para evitar situações de acidentes com os munícipes.

Conhecer a população canina no município é essencial para a sua gestão e para manter a salubridade pública e segurança dos munícipesO registo permitirá à Câmara Municipal iniciar o controlo da população canina não registada para melhor cuidar da saúde pública municipal”, explica.

De acordo com a autarquia, o registo pode ser efectuado das 08:00 às 16:00 nas instalações do Serviço da Guarda Municipal no Parque 5 de Julho.

LT/CP

Inforpress/Fim

Ler mais

Governo chines lança politicas para facilitar o consumo e pagamento digital aos estrangeiros- Embaixador

Cidade da Praia, 28 Mar (Inforpress)- O embaixador da China em Cabo Verde informou hoje, durante um briefing à Imprensa sobre a Conferência Consultiva do Povo Chinês, que o Governo Chines tem criado políticas para facilitar o consumo e pagamento digital aos estrangeiros.

Conforme explicou o embaixador Xu Jie, a criação de políticas de pagamento deve-se às "dificuldades" que os turistas estrangeiros têm enfrentado em relação ao pagamento na China, onde muitas das lojas fazem a cobrança usando aplicativos e não aceitam dinheiro.

 “Agora estão lançadas mais políticas para facilitação, especialmente para os estrangeiros, porque geralmente usam dinheiro ou cartões, mas também se tem incentivado as lojas a aceitarem dinheiro e cartões para além dos aplicativos, com o objectivo de facilitar a integração dos turistas”, confirmou. 
 
Ainda durante o encontro com os jornalistas o diplomata referiu que desde a sua permanência em Cabo Verde efectuou visitas em algumas ilhas onde manteve encontros com políticos e representantes de todos os sectores do país e com a comunidade chinesa em Cabo Verde, com a finalidade de constatar a integração do povo chines e a “boa relação” de cooperação entre os dois povos.

“O governo cabo-verdiano tem reconhecido e elogiado muito as contribuições da comunidade chinesa para o desenvolvimento da sociedade e por outro lado os nossos compatriotas chineses também agradecem muito ao governo cabo-verdiano pela ajuda, pela oferta de um ambiente muito conveniente e seguro para a vida e para os negócios”, frisou Xu Jie.

A intenção, referiu, é manter essa assistência entre os dois povos, estimulando-os a contribuírem para o desenvolvimento socio-económico de Cabo Verde e da China.

“São povos que se esforçam muito para a contribuição e desenvolvimento da sociedade e também estão a ajudar o intercâmbio e a cooperação entre os países para aprofundar a amizade entre os povos”, finalizou.

O embaixador da China, Xu Jie, abordou estes pontos à margem da apresentação das últimas sessões da Assembleia Popular Nacional da China, a Conferência Consultiva do Povo Chinês e a cooperação China-Cabo Verde.

Este ano marca o septuagésimo aniversário da Assembleia Popular Nacional e o septuagésimo-quinto aniversário da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

OS/JMV
Inforpress/fim

Ler mais

Mais de 32.500 mortos e 75.000 feridos após 175 dias de guerra na Faixa de Gaza

Jerusalém, 29 Mar (Inforpress) - O Ministério da Saúde da Gaza e o exército israelita atualizaram hoje para mais de 32.500 mortos e 75.000 feridos o número de vítimas após 175 dias de guerra na Faixa de Gaza.

Este número de mortos não inclui os mais de 8.000 corpos que as autoridades locais estimam estarem ainda sob os escombros, uma vez que as equipas de ambulâncias e de defesa civil não conseguem chegar até eles.

"A ocupação israelita cometeu sete massacres contra famílias na Faixa de Gaza, causando 71 mártires e 112 feridos durante as últimas 24 horas", afirmou hoje o porta-voz da saúde de Gaza em comunicado.

No último dia, dezenas de civis palestinianos foram mortos ou feridos numa série de ataques aéreos israelitas em várias zonas do enclave, informaram hoje fontes palestinianas e médicas locais.

O cerco militar ao hospital Shifa, no norte da cidade de Gaza, continua pelo décimo segundo dia consecutivo e, nas últimas 24 horas, as tropas israelitas terão matado membros das milícias na zona e localizado "armas e infraestruturas terroristas", segundo um comunicado militar citado pela agência EFE.

As imediações do hospital, no bairro de Al Rimal, têm sido bombardeadas nos últimos dias e as zonas residenciais reduzidas a escombros, segundo o Governo do Hamas.

Aviões de guerra israelitas bombardearam na noite de quinta-feira edifícios residenciais nas proximidades da Torre al-Wehda, no bairro de Nasr, na zona ocidental da cidade de Gaza, e no bairro de Tel al-Hawa, a sul da cidade, "causando mortos e feridos", informou, por seu turno, a agência noticiosa palestiniana Wafa.

"As forças de ocupação israelitas também atacaram um grupo de civis a sul do campo de refugiados de al Shati, na cidade de Gaza, causando vários feridos", acrescentou.

Já um porta-voz militar israelita confirmou, na quinta-feira, que desde o início do último ataque a Al Shifa, a 18 de março, cerca de 200 milicianos foram mortos, enquanto cerca de mil pessoas foram detidas, incluindo 513 ligadas ao "Hamas ou à Jihad Islâmica Palestiniana".

No Sul, em Khan Younis, onde Israel iniciou uma invasão terrestre em dezembro de 2023, pelo menos 12 civis foram mortos quando os caças israelitas atacaram uma casa pertencente à família Muammar, informou o Ministério da Saúde de Gaza.

No centro do enclave palestiniano, o exército de Israel informou hoje ter matado um número desconhecido de milicianos e encontrado "numerosos rockets" que foram destruídos. Além disso, os caças eliminaram "uma célula terrorista num complexo próximo", acrescentou.

Inforpress/Lusa

Fim

Ler mais

Galeria de imagens