Cidade da Praia, 22 Mai (Inforpress) – As Forças Armadas (FA) de Cabo Verde promove na Praia uma formação de treinadores e árbitros para atletismo, boxe e judo, de 22 a 26 de Maio, no âmbito da parceria com o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).
Destinada a 36 formandos, sendo 14 na modalidade de atletismo, 14 de boxe e oito no judo, a formação tem por finalidade capacitar os militares na qualidade de dirigentes no sentido de desenvolver e potencializar o desporto militar.
O director de formação e instrução, Isaías Brito, que falava à Inforpress, à margem da cerimónia de abertura da acção de formação, que decorre nas instalações do Estádio Nacional, explicou que a ideia é reavivar essas modalidades e retomar os Jogos Militares Nacionais que estão suspensos desde 2018.
Neste sentido, adiantou que a formação será realizada a nível nacional, e que de 29 de Maio a 02 de Junho está prevista para o comando da segunda região militar no Sal e nos meados de Julho para o comando da primeira região militar em São Vicente.
“Durante este ano, queremos ainda organizar os Jogos Militares Nacionais e integrar essas modalidades que antes eram praticadas com maior frequência”, referiu o director, explicando que devido a questões logísticas, o evento foi suspenso desde 2018, ano da última edição.
Acrescentou que a formação destinada aos efectivos das Forças Armadas conta também com a participação de alguns formandos da Federação Cabo-verdiana de Boxe.
AV/JMV
Inforpress/Fim