Fogo: Situação dos defensores dos direitos humanos em Cabo Verde objecto de pesquisa

São Filipe, 03 Fev (Inforpress) – Uma equipa técnica que trabalha para uma organização internacional, Serviço Internacional dos Direitos Humanos em parceria com a Rede cabo-verdiana dos defensores de Direitos Humanos (RECADDH), promoveu hoje um encontro com representantes e instituições defensoras dos direitos humanos.

Rafael Viana, que trabalha para o Serviço Internacional para os Direitos Humanos, disse que o encontro se enquadra no projecto de investigação sobre a situação dos defensores dos direitos humanos em Cabo Verde, com objectivo de debater os riscos que enfrentam, enquanto defensores dos direitos humanos.

A pesquisa, que será realizada também nas ilhas de Santiago, São Vicente e Sal, segundo o mesmo, tem igualmente por finalidade ver os desafios e as necessidades de protecção dos defensores, os mecanismos existentes que lhes permitam realizar suas actividades com total segurança.

Mas também, continuou a fonte, as oportunidades existentes de modo a permitir à equipa produzir um relatório visando a revisão dos direitos humanos de Cabo Verde pela Organização das Nações Unidas.

Rafael Viana avançou que a pesquisa visa entender como os defensores dos direitos humanos realizam os seus trabalhos, nomeadamente das pessoas que trabalham individual e colectivamente para proteger os direitos humanos, se existem riscos e obstáculos na promoção da defesa dos direitos e quais as oportunidades para melhorar a situação.

Os dados recolhidos durante os encontros são confidenciais, mas vai permitir à equipa e com as demais investigações em outras ilhas do país fazer recomendações para melhorar a defesa dos direitos humanos em Cabo Verde.

Quais são os riscos, ameaças, violações que os defensores enfrentam na implementação das suas actividades, se existem medidas, mecanismos, políticas ou leis para os proteger, vão estar em debate no encontro.

JR/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos