Fogo: Profissionais das cantinas escolares capacitados em primeiros socorros

São Filipe, 11 Fev (Inforpress) – A Fundação Cabo-verdiana de Acção Social Escolar (Ficase) promove a partir de quarta-feira e durante três dias, uma acção de capacitação das profissionais das cantinas escolares em matéria de primeiros socorros.

A formação, destinada a 70 profissionais das cantinas escolares dos três municípios da ilha, é implementada através do programa nacional de alimentação e saúde escolar, com a parceria das delegações do ministério da Educação na ilha.

A mesma decorre, em simultâneo, no Centro de Emprego e Formação Profissional do Fogo (São Filipe), complexo educativo Eduardo Gomes Miranda (Cova Figueira – Santa Catarina) e escola secundária dos Mosteiros.

Esta formação em matéria de primeiros socorros, com carácter teórico-prático, tem por finalidade capacitar e preparar os profissionais das cantinas escolares para a prevenção de riscos e intervenção em situações de acidentes no espaço escolar, sobretudo nas cozinhas, prestando os primeiros socorros até a chegada de atendimento mais adequado.

Princípios gerais de primeiros socorros, potenciais riscos existentes numa cozinha, qualidade do socorrista, sinais vitais mais importantes (temperatura, respiração, pulo), envenenamento e intoxicações mais frequentes, noções elementares de anatomia e fisiologia do corpo humano, hemorragias, lesões na pele (feridas, queimaduras), traumatismo (fracturas, imobilização, levantamento e transportes), suporte básico  de vida, temas de prevenção e combate a incêndios são temas a serem abordados na formação.

Esta acção de formação dos profissionais das cantinas tem carácter nacional e vai contemplar todos as 730 profissionais das cantinas escolares existentes nos 22 municípios do país, segundo uma nota de imprensa da Ficase.

JR/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap