Fogo: Pasto na área de maior concentração de caprinos é insuficiente para cobrir necessidades – Suifogo

São Filipe, 22 Out (Inforpress) – A quantidade de pasto disponível na área de maior concentração de gado caprino da ilha do Fogo é insuficiente para cobrir as necessidades dos criadores até Janeiro de 2020, declarou à Inforpress o director-geral da Suifogo, Manuel Mendes.

Suifogo é uma empresa que intervém na produção de derivados de pecuária, e Manuel Mendes preside também o agrupamento de queijo da ilha.

Na decorrência das chuvas, existem dois cenários distintos em relação a produção de pasto, sendo “razoável” a que se regista na localidade de Jardim para norte, e outro, “irrisório”, que contempla as localidades situadas a sul de Salo, abrangendo Achada Furna. Cabeça Fundão e Fonte Aleixo, onde está concentrado um “grande efectivo” de gado caprino.

Segundo Manuel Mendes, o segundo cenário “é preocupante” e por isso entende que deve ser implementado um novo plano de mitigação dos efeitos do mau ano agrícola, pelo menos nas zonas sul e centro, observando que a quantidade de pasto é insuficiente para cobrir as necessidades até o mês de Janeiro.

Com relação a Suifogo, este indicou que a situação de produção poderia ser melhor se tivesse chovido mais um pouco na zona sul e centro da ilha, observando que mesmo assim tem uma produção de 250 a 300 queijos/dia, além de requeijão e outros derivados de carne.

Quanto ao agrupamento de queijo da ilha, Manuel Mendes disse que está a funcionar com apoio de Suifogo, aguardando pela implementação da segunda fase que vai dotar o agrupamento de mais condições para exercer melhor o seu papel e trabalhar em prol dos criadores da ilha.

Para a segunda fase o agrupamento terá as condições financeiras, técnicas e operacionais, para desempenhar o seu papel, sendo que na primeira fase, de entre outras realizações, foi disponibilizado e instalado um pequeno laboratório junto das unidades semi-industriais de produção de queijo, nomeadamente Suifogo e Cooperativa de Produtos Agrícolas e Pecuárias (COOPAP) de Cutelo Capado.

JR/AA

Inforpress/Fim

Scroll to Top