Fogo: Lutchinha vai ser alojada em habitação própria no próximo mês de Setembro – Maria da Graça

São Filipe, 21 Ago (Inforpress) – Lutchinha, uma senhora que sofre de problemas de saúde e que se encontrava nas instalações do hospital São Francisco de Assis, por falta de espaço para acolhimento condigno, vai ser alojada em habitação própria no próximo mês de Setembro.

Natural de Galinheiro, zona norte do município de São Filipe, a situação dela levou o grupo “Mulheres para o Desenvolvimento”, a desencadear acções visando a obtenção de “um lar para Lutchinha” que sofre de perturbações mentais.

Passado cerca de 10 meses após o desencadear do processo, a Inforpress foi saber junto de um dos elementos do grupo “Mulheres para o Desenvolvimento”, Maria da Graça, como está a iniciativa e se a Lutchinha já está alojada ou não.

Segundo Maria da Graça, a Câmara Municipal de São Filipe, que na altura assumiu o compromisso, já dispõe de uma casa para ela e neste momento estão a realizar pequenas obras, visando a sua conclusão, mostrando-se convencida de que até final de Agosto e meados de Setembro, ela estará alojada numa casa condigna que possa ajuda-la na recuperação da sua saúde mental e física.

A responsável do grupo disse que desde meados de Novembro, período em que o grupo começou a trabalhar neste processo, a Lutchinha deixou o hospital e passou a residir nas instalações da Casa do Sol, sob a responsabilidade da Associação de Solidariedade e Desenvolvimento (ASDE), não estando por isso na enfermaria juntamente com os doentes e nem a deambular pelas ruas da cidade de São Filipe.

O grupo de Mulheres para o Desenvolvimento do Fogo, recorda-se, é constituído por mulheres residentes na ilha e preocupadas com a situação “económico-social e de desalento” que se vive nesta parcela do território nacional, mas que acredita que podem motivar outras mulheres da ilha a se juntarem para dar um contributo válido ao desenvolvimento do Fogo, que é a ilha mais pobre de Cabo Verde.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap