• Save

Fogo: Dia Mundial de Prevenção do Suicídio assinalado com passeata

São Filipe, 09 Set (Inforpress) – O Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, 10 de Setembro, é assinalado pelo Serviço de Saúde Menta da região sanitária Fogo/Brava com uma passeata para sensibilizar a população sobre esta problemática.

As actividades programadas em parceria com o Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) e outras instituições e envolvendo as estruturas da saúde da região, visam sensibilizar a população e os intervenientes sociais em relação ao suicídio, um problema complexo com múltiplas causas inter-relacionadas e que vem tendo incidência significativa na ilha do Fogo.

O director da Região Sanitária, Evandro Monteiro, disse que as estruturas de saúde pretendem comemorar a efeméride, chamando atenção da população para a problemática de saúde mental no seu todo, e não somente a prevenção do suicídio.

Mas como o suicídio é uma problemática mundial com repercussão em Cabo Verde, e na ilha do Fogo, pretende-se sensibilizar as pessoas para este mal, uma vez que nos últimos dias tem-se deparado com situações dramáticas a nível da ilha e que “mostram e demonstram a fragilidade em encarar determinadas situações que poderiam ser resolvidas de outra forma e não com fim tão trágico e traumático para a família, sociedade e profissionais de saúde”.

As estruturas de saúde, disse, têm a obrigação de sair na comunidade e chamar atenção e mostrar que está presente e que quer, onde for possível e no limite das capacidades, dar respostas a esta problemática.

Por outro lado, indica é necessário também chamar atenção à família para que tenha e respeite a sua corresponsabilidade neste processo, porque, explica Evandro Monteiro, “há uma certa desresponsabilização da família em assumir e ver que a problemática deve ser combatida por todos, família, comunidade e profissionais de saúde.

Para a cidade de São Filipe está programada uma passeata na terça-feira a partir das 17:30 com concentração e partida do largo de Cruz dos Passos.

Na cidade de Cova Figueira (Santa Catarina) o centro de saúde promove, também na terça-feira, uma concentração com velas acesas em frente ao edifício e, no dia seguinte, uma conversa aberta sobre o suicídio com a psicóloga do hospital regional, Nádia Ramos, no mesmo espaço.

JR/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap