Fogo: Comissão Especializada de Finanças e Orçamento da AN de visita à ilha para fiscalizar obras do Estado (c/áudio)

São Filipe, 16 Jan (Inforpress) – O presidente da Comissão Especializada de Finanças e Orçamento da Assembleia Nacional (NA), José Veiga, disse hoje que a visita à ilha do Fogo tem por objectivo fiscalizar as obras do Estado em curso.

A Comissão Especializada de Finanças e Orçamento (CEFO) está numa visita de cinco dias à ilha do Fogo para sentir o pulsar do desenvolvimento e constatar o desafio que a ilha tem no processo do seu desenvolvimento, afirmou José Veiga, indicando que neste momento os integrantes da comissão já visitaram os municípios de São Filipe e de Santa Catarina, faltando o dos Mosteiros.

“Temos nesta missão o objectivo de fiscalizar as obras do Estado em curso na ilha e já visitamos as obras de requalificação urbana financiadas no âmbito do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), a estrada de Chã das Caldeiras/Piorno/Campanas de Cima e projectos em Chã das Caldeiras e no município de São Filipe”, indicou.

Segundo o mesmo, o objectivo é constatar se os recursos disponibilizados aos municípios estão a ser bem alocados e se está a ter impacto na vida das populações, mas também visitar as instituições para entender a dinâmica e o relacionamento entre as instituições na ilha.

O presidente da CEFO avançou ainda que esta visita vai permitir aos deputados da nação ver como deve melhorar a prestação dos parlamentares e fazer advocacia para alocação de mais recursos para a ilha e promover maior desenvolvimento.

“É uma missão do Parlamento fiscalizar projectos em curso e desde o início deste mandato promovemos a fiscalização de projectos do Governo e alocação do recurso do Estado nos municípios”, disse.

Esta manhã os deputados da CEFO visitaram a repartição das Finanças de São Filipe para entender o processo de arrecadação de receitas, a relação entre as finanças e os contribuintes e perceber as condições de funcionamento, tendo igualmente visitado as obras de remodelação do edifício das Finanças em São Filipe que vai criar as condições para prestação de um melhor serviço.

Depois de São Filipe os integrantes da CEFO deslocaram-se à estância balnear de Salinas, cais de pesca e às obras de requalificação urbana de São Filipe, assim como encontro com o presidente da Câmara dos Mosteiros e visita às obras de requalificação da orla marítima e outros projectos naquele município, bem como as obras da estrada de Campanas.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top