Fogo: Chã das Caldeiras passará a dispor de uma estrutura provisória de saúde a partir de Janeiro

São Filipe, 03 Dez (Inforpress) – A localidade de Chã das Caldeiras passará a dispor, a partir de Janeiro de 2020, de uma estrutura sanitária provisória para atendimento dos residentes e turistas que demandam a este povoado, através de uma cooperação tripartida.

A Associação Nos ku Nhos, com sede em Áustria, e que em 2011 financiou a reabilitação e transformação da unidade sanitária de base num posto de saúde, “engolido” pelas lavas da erupção vulcânica que destruíram Portela e Bangaeira e, também, custeou a formação de uma enfermeira, vai agora assegurar o salário de um agente sanitário, até a construção do centro de Saúde de Chã das Caldeiras.

O presidente da associação, Klaus Zimmermann, juntamente com o representante em Cabo Verde, Elias Montrond, reuniu-se ontem com o presidente da Câmara de Santa Catarina, Alberto Nunes, e o director da Região Sanitária, Evandro Monteiro, para analisar a questão da construção do posto de saúde de Chã das Caldeiras e encontrar uma solução provisória até a sua construção.

Da reunião ficou acordada a abertura de uma estrutura sanitária provisória a ser instalada no edifício do Parque Natural do Fogo (PNF), situado no centro de Portela, em Chã das Caldeiras, devendo o Ministério da Saúde assegurar os equipamentos e instrumentos necessários para o funcionamento da unidade, e a associação Nos ku Nhos vai assegurar o salário a um agente sanitário. mediante celebração de um contrato mensal.

“Se for encontrada uma pessoa, a estrutura sanitária provisória pode começar a funcionar a partir de 01 de Janeiro”, disse Klaus Zimmermann, considerando o projecto de “muito importante”.

A associação quer celebrar o contrato anualmente, até o centro de saúde estiver construído e a funcionar.

Para o presidente da associação, esta é “uma boa solução” para Chã das Caldeiras que já tem muitas pessoas a residir, com grande movimento de pessoas, prática da agricultura e muitos turistas, faltando uma estrutura de saúde para prestar primeiros socorros, apoiar em caso de emergência e tratar doenças crónicas, de entre outras enfermidades.

Apesar de avançar com esta cooperação, a associação, segundo Klaus Zimmermann, continua aberta para co-participar no financiamento do centro de saúde, mas deixou claro que a abertura da estrutura provisória é mais importante neste momento para apoiar a população de Chã que está à espera de uma estrutura do género há cinco anos, desde a erupção.

Pela informação recebida do presidente da Câmara de Santa Catarina, Klaus Zimmermann disse que associação continua com o apoio até a construção do centro, que depende por sua vez da construção da estrada secundária em Bangaeira e que dá acesso ao espaço onde se pretende edificar o centro que passará a dispor de espaços para bombeiros e ambulância.

A associação prevê assegurar o pagamento do salário por um período máximo de três anos, espaço de tempo em que deverá ser construído o centro de saúde de Chã das Caldeiras.

Dado que existe um orçamento do Governo para a edificação da estrutura sanitária em Chã das Caldeiras, a associação Nos ku Nhos poderá financiar o seu apetrechamento, ideia que a associação vai analisar e decidir, assim como a possibilidade de implementar, no futuro, um projecto que beneficie pessoas de Chã, mas que residam fora da localidade, como em Monte Grande e Achada Furna.

Além da abertura de um posto sanitário provisório, a localidade de Chã das Caldeiras poderá contar com uma ambulância até meados de Abril de 2020.

Esta possibilidade foi assumida no passado mês de Abril pelo gestor do Fundo de Sustentabilidade Social para Turismo, Manuel Ribeiro, na sequência do repto lançado pela Associação de Guias Turísticos de Chã das Caldeiras.

Na altura, o responsável garantiu que até Abril de 2020 Chã das Caldeiras vai ter uma ambulância e os equipamentos necessários para dar apoio ao sector do turismo, porque, explicou na ocasião, não se pode falar do turismo sem a segurança.

 

JR/JMV
Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap