• Save

Fogo: Centro de formação profissional de Ponta Verde reabre com dois cursos de formação profissional

São Filipe, 19 Jul (Inforpress) – O Centro de Formação Profissional de Ponta Verde, construído pela Associação “Água para Viver” e transferido para o Estado, voltou a reabrir, depois de oito anos de inactividade, com acolhimento de formandos de dois cursos profissionais.

O director do Centro de Emprego e Formação Profissional para região Fogo/Brava, António Cardoso, que administra o centro de Ponta Verde, disse hoje à Inforpress que está a decorrer naquele centro os cursos de Electricidade predial e Canalização.

Segundo o mesmo, estava previsto para abrir esta semana outras duas acções de formação no referido centro, mas que por questões de férias e de aproximar da época das chuvas, a direcção do centro decidiu deixar para Setembro o arranque dos cursos de Carpintaria/Marcenaria de nível II e Serralharia e Alumínio de nível III.

Já no centro de São Filipe, além das formações iniciadas, teve iniciou este mês de Julho a formação na área de Instalação e Manutenção do Sistema Eléctrico, estando para breve a abertura de uma formação de Cozinha/Pastelaria de nível II, observando que todo o processo de inscrição, selecção e matrícula já está concluído.

De acordo com os responsável, os jovens com menos de 30 anos podem se candidatar a segunda edição de Fundo Nacional de Bolsas de Estudos para estas acções em curso como para as que vão abrir em Setembro.

Para os Mosteiros, António Cardoso disse que está em fase de inscrição de candidatos para três cursos profissionais que vão ser realizados em parceria com o Plano de Acção Municipal da Câmara, e do Programa Requalificar, Reabilitar e Acessibilidades (PRRA), estando neste momento na identificação das necessidades.

António Cardoso adiantou que as áreas de obras, construção civil e acabamento, canalização e electricidade são as principais áreas, podendo também ser incluído a área de pintura de construção civil.

Na Brava está a decorrer duas acções na área de cozinha e pastelaria, sendo uma de capacitação e outro curso de nível II.

JR/JMV

Inforpress/Fim