Fogo: Câmara com importantes investimentos no sector da juventude e sem sinal do Governo na sua materialização – vereador

São Filipe, 09 Set (Inforpress) – O vereador para a Juventude da Câmara Municipal de São Filipe, João José Canuto, disse hoje que a autarquia tem “importantes investimentos” ligados ao sector da juventude e sequer tem um sinal do Governo para a sua materialização.

O vereador, que participava da cerimónia da abertura do terceiro Fórum Regional da Juventude que decorre sexta-feira e sábado no auditório Padre Pio Gottin, apontou como exemplo as obras do estádio 5 de Julho e a piscina municipal, em curso neste momento e contando apenas com o esforço financeiro do município.

“Queremos que o pequeno bolo seja dividido por todo o Cabo Verde, mas não queremos que o município de São Filipe, a ilha do Fogo e a Brava não sintam o sabor do bolo, também somos Cabo Verde”, desabafou, observando que a região deve ser tida como parcela “importante” para o desenvolvimento do país.

Na sua intervenção salientou que ao longo dos anos a região vem perdendo a população jovem motivado por falta de oportunidades de formação e emprego, defendendo por isso que a região Fogo/Brava tenha uma discriminação positiva visando a criação de melhores condições para a fixação de jovens quadros capazes de trabalhar para um desenvolvimento sustentável.

Sobre a questão de “negócios e empreendedorismo no pós-pandemia, oportunidades e desafios”, João José Canuto defende algumas medidas, porque, segundo explicou, tal só será possível se o processo de financiamento for menos burocrático e acessível aos jovens, mas também é necessário a resolução do problema de transportes.

Por outro lado, salientou que o sector primário da região é a principal fonte de rendimento das famílias, tendo apontado um conjunto de constrangimentos e dificuldades, como, por exemplo, o não funcionamento do centro de transformação de Monte Barro, que, segundo o mesmo, está a cair aos pedaços.

Quanto ao sector do turismo sustentável, o vereador disse que o seu desenvolvimento passa pela formação de quadros, mas também no apoio às iniciativas privadas na diversificação das ofertas turísticas, sublinhando que não se pode falar do turismo sem falar dos transportes inter-ilhas.

João José Canuto analisou ainda a questão da educação e da resiliência da saúde e bem-estar, temas que são desenvolvidos nos painéis a serem socializados durante o fórum regional de juventude.

“Não podemos ter um país com um desenvolvimento sustentável quando continuamos a ter instituições públicas a competir entre si por questões meramente partidárias quando os problemas das famílias estão a agravar-se e a desigualdade entre as ilhas são cada vez mais notórias”, mencionou o vereador na sua intervenção na abertura do terceiro Fórum Regional da Juventude.

JR/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos