São Filipe, 02 Jun (Inforpress) – A Associação Projecto Vitó, que trabalha na área de conservação da biodiversidade e protecção do ambiente, promove, na próxima segunda-feira, 05 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, uma caminhada ambiental para sensibilizar a população sobre poluição plástica.
O lema deste ano do Dia Mundial do Ambiente é “combata a poluição plástica” e a caminhada ambiental tem por objectivo reivindicar mudanças profundas nas políticas e nas decisões que levam a estilos de vida mais ecológicos e sustentáveis.
A caminhada partirá do jardim infantil da Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV), no bairro III Congresso até a Praça do Presídio no centro histórico da cidade, e segundo a Associação Projecto Vitó, com a caminhada ambiental pretende-se levar uma mensagem de consciencialização para a necessidade da mudança de atitudes pela população de São Filipe.
Este ano, e ao longo do mês de Maio, a Associação Projecto Vitó promoveu megas campanhas de limpeza das principais praias da ilha do Fogo com recolha de algumas toneladas de lixo.
Com o aproximar da temporada de desova das tartarugas marinhas, a associação iniciou a campanha pelas praias do município de Santa Catarina do Fogo, nomeadamente Praia Grande, Fajã e Alcatraz, contando com colaboração de parceiros como a Câmara Municipal de Santa Catarina do Fogo, Cruz vermelha, escuteiros, associação 3Baías, pescadores locais e voluntários da própria associação.
Na segunda campanha de limpeza da temporada na ilha do Fogo, a associação esteve concentrada na limpeza das praias da cidade de São Filipe, nomeadamente Fonte Bila, Nossa Senhora da Encarnação e Vale dos Cavaleiros e na terceira campanha concentrou-se nas praias de Salinas, Sopra e Praia Grande – zona norte de São Filipe, em colaboração com a Câmara Municipal de São Filipe e diversos outros parceiros incluindo pescadores.
A título de exemplo, o presidente da Associação Projecto Vitó, Paulo Pina, disse que só nas praias da cidade de São Filipe, os cerca de 40 voluntários que participaram da campanha recolheram mais de duas toneladas de lixo.
JR/HF
Inforpress/Fim