• Save

Fogo: Associação Pro-pesca mobiliza equipamentos e materiais para apoiar pescadores da zona norte

São Filipe, 06 Set (Inforpress) – A Associação Pro-pesca de Ponta Verde, zona norte do município de São Filipe, mobilizou alguns equipamentos e materiais de pesca para apoiar pescadores das localidades abrangidas pela associação.

O presidente da Pro-pesca, António Pires, disse a Inforpress que esta organização não governamental já mobilizou seis motores de popa, duas embarcações de boca aberta e um conjunto de materiais de pescas, como linha e anzóis, assim como outros recursos para os pescadores da zona norte.

Os motores são de oito, 9.5 e 15 cavalos e as embarcações são de cinco metros e meio e a previsão para disponibilizar os equipamentos e materiais aos pescadores é para este fim de semana, dependendo da sua chegada de São Vicente, estando a Associação Pro-pesca de Ponta Verde a mobilizar mais recursos para apoiar os pescadores.

Segundo o responsável da associação, a disponibilização dos equipamentos e materiais enquadra-se na gestão da própria associação em parceria com a empresa Motor-mar de São Vicente, que disponibilizou os motores para venda a crédito aos pescadores.

Indicou que os beneficiários estão identificados e são sobretudo pessoas idosas que continuam a pescar a remo e outras que não tem beneficiado de apoios de quaisquer instituições, sejam elas locais ou nacionais.

Além desta iniciativa, a Pro-pesca também está envolvida na campanha de preservação das tartarugas marinhas nas praias da zona norte, em parceria com Projecto Vito e o Ministério do Ambiente.

António Pires explicou que relacionado com a protecção da tartaruga, durante vários anos, era visível a captura de tartarugas na zona norte e a comercialização publica da carne nas ruas e que graças às denúncias de integrantes da pro-pesca foi  criado um “task-force” no Ministério da Agricultura e Ambiente, envolvendo várias instituições como câmaras, Delegação Marítima, Inspecção da Pesca e o Projecto Vito, que desembocou no surgimento da parceria tripartida para a preservação de tartarugas em curso neste momento.

JR/AA

Inforpress/Fim

 

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap