Cidade da Praia, 06 Mar (Inforpress) – O estudo sobre o Sistema de Informação do Mercado de Trabalho em Cabo Verde, apresentado hoje na Praia, indicou que no mercado de trabalho mais de 50% de informações são produzidas pelo INE e outras instituições.
A informação foi avançada à imprensa pela consultora do estudo, Noemi Ramos, à margem da apresentação do Estudo de Actualização do Sistema de Informação do Mercado de Trabalho (SIMT), que constatou ainda uma necessidade de apropriação do sistema e melhoria de coordenação entre as instituições nesta matéria.
“O Sistema de Informação do Mercado de Trabalho em Cabo Verde é ainda analítico, pois, ainda constatamos apenas a produção de vários indicadores, mas temos carência em termos de passar para a função analítica”, disse.
Noemi Ramos ressaltou ainda a existência de lacuna quanto à produção e interpretação dos indicadores para que possam ser melhores utilizados para definição e acompanhamento das políticas em relação ao mercado de trabalho e emprego.
Segundo a consultora, o diagnóstico é um projecto que vem no âmbito do plano de acção da Organização Mundial do Trabalho, visando diagnosticar o estado da arte do SIMT em Cabo Verde no que diz respeito às estatísticas e a identificação dos principais actores que intervêm na matéria.
“Um dos aspectos mais importantes deste diagnóstico foi o mapeamento das informações do mercado de trabalho que foi classificado em quatro tipos: informações estatísticas, registos administrativos, dados legais e jurídicos, e o código laboral”, acrescentou.
Neste âmbito, sublinhou que foi recomendado o reforço da sensibilização da procura do sistema, capacitação dos recursos humanos de outras entidades que trabalham com a informação do mercado de trabalho.
PC/ZS
Inforpress/Fim