Porto Novo: PAICV manifesta "perplexidade com declarações contraditórias" do deputado e líder do MpD

Home | Policy
Porto Novo: PAICV manifesta "perplexidade com declarações contraditórias" do deputado e líder do MpD
04/10/25 - 01:49 pm

Porto Novo, 04 Out (Inforpress) – As estruturas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) no sector do Porto Novo, em Santo Antão, manifestaram, sexta-feira, “perplexidade com as declarações contraditórias” do deputado da Nação e líder do MpD local, Damião Medina.

Em resposta à nota de imprensa da Comissão Concelhia do MpD, que acusou a edilidade porto-novense de se apropriar indevidamente do projecto de asfaltagem da avenida principal da cidade do Porto Novo, o PAICV no Porto Novo lembrou que, até antes das eleições autárquicas, realizadas em Dezembro de 2024, todo o projecto financiado pelo Governo tinha parceria da autarquia.

Com a eleição de uma nova equipa, agora suportada pelo PAICV, este "discurso deixou de existir", no entender do sector do PAICV. 

“Num primeiro momento, quando o MpD era governo local, o deputado dizia que Governo e a autarquia trabalhavam em conjunto no projecto de asfaltagem da Avenida Amílcar Cabral. Agora, porque a câmara municipal já não é do MpD, emite uma declaração oposta, afirmando que o Governo é o único responsável pela obra.

No entender do PAICV, “esta gritante contradição demonstra claramente uma afronta à democracia e uma tremenda falta de respeito para com os porto-novenses, que escolheram o PAICV e a Elisa Pinheiro (edil) para liderar os destinos do município”.

A nota do PAICV diz ainda que a postura do deputado do MPD e líder do MpD local revela “um profundo desconhecimento do funcionamento do poder local em Cabo Verde ou uma tentativa cínica de apagar o papel fundamental desta câmara municipal no desenvolvimento do concelho”.

Este partido argumenta que “por lei nenhum governo pode intervir num município sem a parceria e o aval da respectiva câmara municipal”, adiantando que a autarquia “será sempre o principal parceiro e gestor de qualquer projecto no seu território”.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Share