
Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) - O Governo, através do Ministério do Turismo e Transporte, reafirmou hoje o “compromisso com o turismo responsável, ético e sustentável”, rejeitando categoricamente qualquer prática associada ao turismo sexual, fenómeno mundial que exige vigilância constante.
De acordo com um comunicado enviado à Inforpress, o executivo cabo-verdiano sublinhou que todas as instituições do país promovem Cabo Verde como um destino turístico de excelência, sustentado nas suas praias, belezas naturais, montanhas imponentes, patrimónios histórico e cultural, sempre com enfoque na sustentabilidade económica, social e ambiental.
O Governo esclareceu que “não compactua” com práticas ligadas ao turismo sexual e que a sua política de promoção turística permanece direcionada aos mercados emissores tradicionais, privilegiando um turismo de família, sustentável e responsável.
Reconhecendo que o turismo sexual é um fenómeno global de difícil controlo, o Executivo destacou a importância do papel dos operadores turísticos na promoção de Cabo Verde, em alinhamento com “os princípios e valores nacionais que norteiam o sector”.
“As instituições cabo-verdianas em matéria social e de protecção de menores têm vindo a agir preventivamente e de uma forma firme e permanentemente, sobretudo na salvaguarda das nossas crianças e adolescentes, reforçando acções de preservação e combate a qualquer tipo de exploração”, escreveu a mesma fonte.
O Governo, ainda de acordo com a fonte, repudia toda e qualquer acção que promova turismo sexual e apela aos agentes e operadores turísticos que adotem igual postura.
"Cabo Verde reafirma, ainda, o seu compromisso com a construção de um destino turístico seguro, inclusivo e ético, preservando a imagem internacional do país como referência no sector", concluiu.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Share