Direcção dos Museus analisa com Associação Amigos de Safende criação de museu comunitário

Cidade da Praia, 11 Fev (Inforpress) – A direcção dos Museus realizou hoje um encontro com a Associação Amigos de Safende com vista a analisar a possibilidade para constituição de um museu comunitário naquele bairro do subúrbio da Cidade da Praia.

Esta visita, de acordo com uma publicação no “site” do IPC, realizou-se a pedido de apoio técnico solicitado por parte da Associação Amigos de Safende à Direcção dos Museus, para definir a metodologia de trabalho com vista a concepção do projecto museológico e museográfico do referido bairro.

A comitiva que foi dirigida pela directora do Museu, Samira Silva, e os técnicos Aleida Aguiar e Adilson dias, mantiveram encontro com os representantes da associação e jovens do bairro, visando a constituição de um museu comunitário no mais antigo chafariz e que pretende valorizar o bairro de Safende.

Com este trabalho a Associação comunitária de Safende pretende resgatando as memórias da resistência da comunidade na procura pela água até ao processo de intervenção actual, centrado no empoderamento e inclusão dos jovens e a criação de atractivos culturais no bairro.

Avanca ainda o IPC, que para presente ano, o Conselho Internacional dos Museus – ICOMOS apresenta como lema do dia internacional do Museus, comemorado a 18 de Abril “Museus para a Igualdade, Diversidade e Inclusão”.

Deste modo que “o IPC se associa a esta iniciativa, da associação dos Amigos de Safende, acreditando que o museu integrado na comunidade e reflectindo a sua história, possa se afirmar também como um importante instrumento para inclusão e o empoderamento sócio- emocional dos moradores”.

WN/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap