Dicionário Língua Gestual de Cabo Verde vai ser apresentado segunda-feira

Cidade da Praia, 08 Nov (Inforpress) – Cabo Verde vai apresentar, segunda-feira, durante uma palestra sobre o histórico da produção do dicionário, a ter lugar na Direcção Nacional de Educação, na Cidade da Praia, o Dicionário de Língua Gestual Cabo-verdiana.

Em nota de imprensa, a Direcção Nacional de Educação informa que o evento antecede uma acção de capacitação de quatro dias, a iniciar no dia 12, para a exploração do Dicionário de Língua Gestual Cabo-verdiana, ministrada por professores da Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Ainda de acordo com a mesma fonte, de 12 a 21 de Novembro, os elementos da delegação brasileira, técnicos da DNE- UEE, delegados do Ministério da Educação, técnicos das EMAEI (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva) e professores vão fazer a avaliação final do projecto com entrevistas e visitas no terreno, nomeadamente às salas de recursos.

A equipa técnica brasileira iniciou a recolha e sistematização de gestos para a construção de um dicionário da Língua Gestual Cabo-verdiano, visando a uniformização de uma linguagem gestual no país, em 2011.

A missão, na altura, recolheu gestos nas ilhas de Santiago, São Vicente, Sal e Fogo, junto de alunos surdos e de alguns adultos que se encontram fora do sistema de ensino.

A missão da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), acontece no âmbito do Projecto Escola de Todos – Fase II, realizado em parceria com o Brasil.

PC/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap