• Save

Diáspora: Associação Veteranos do Norte promove cultura cabo-verdiana no “Weekend Capverdien” no Luxemburgo

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – A Associação Veteranos do Norte realiza, de 19 a 21 deste mês, a sexta edição de “Weekend Capverdien”, em Ettelbruck (Luxemburgo) juntando num mesmo espaço a música, a dança, o artesanato, a pintura e a gastronomia cabo-verdiana.

Este evento, que reúne artistas cabo-verdianos vindo de Holanda, Portugal e Cabo Verde e também conta com participação de vários artistas residentes no Grão-Ducado, visa, segundo Amilton Fonseca, responsável da área da cultura da Associação Veteranos do Norte, promover a cultura cabo-verdiana em vários domínios.

“Para além de reunir a comunidade do Luxemburgo contamos com cabo-verdianos de outros cantos como Holanda, França, Bélgica. É uma forma de estarmos juntos e fortalecer a nossa raiz, porque temos promoção de Kola São João, batuku (batuque), Carnaval de Mindelo, isto é, tudo isso num só espaço”, afirmou.

Segundo informou, o certame arranca na sexta-feira, dia 19, com uma conferência sobre “Inserção social através da iniciativa económica” proferida pelo Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), onde vão apresentar as soluções bancárias para emigrantes.

Depois desta conferência, a noite é reservada a um concerto intimista com dois grandes nomes da música tradicional cabo-verdiana, nomeadamente Leonel de Almeida (Portugal) e Jaqueline Fortes (Holanda).

Já no sábado, dia 20, o fim-de semana inicia com Batucada com actuação de Monte Cara, Batucadeira Amizade, Kola Lux, Contradança e Nhu Santos.

Logo à noite, nos concertos lives, é esperada a actuação de Alvino & Banda, com participação de Naldina, Adanilson, Cassandra Lobo e Bob Mascarenhas. O segundo concerto “lives” tem como destaque Djoy Delgado & Banda e participação de Vânia da Cruz, Tchiss Lopes, Nhone Lime e Kino Cabral.

Paralelamente aos concertos, vai estar exposto, nos diferentes stands, artesanato cabo-verdiano com participação de artesãos oriundos de Cabo Verde como Ambara da Rosa, Suzete Delgado e Tozém e ainda exposição de pintura com Bia Morais.

No último dia, 21, vão dar oportunidade aos jovens cabo-verdianos com talento na música como Afrogrove Kika & Evandro, Golp d´letra, Djeepz, Dj Yaneek e Dj Chu.

Ainda está previsto mais uma batucada pelas ruas de Ettelbruck com Monte Cara e desfile de moda com a estilista cabo-verdiana residente no Luxemburgo Tunga Martins.

AM/ZS

Inforpress/Fim