Dia de São Vicente: Bispo exorta fiéis a “usarem sofrimento como forma de crescimento” tal como padroeiro da ilha

Mindelo, 22 Jan (Inforpress) – O bispo da Diocese do Mindelo instou os sanvicentinos a “usarem o sofrimento como forma de crescimento” e investirem na solidariedade para com os outros tal como São Vicente, cujo dia é hoje celebrado.

Para Dom Ildo Fortes, que celebrou hoje a missa solene na Igreja de São Vicente, na zona de Monte Sossego, os fiéis devem num dia como este “com muita alegria no coração” agradecer a Deus e a todos os santos, que “testemunharam o amor de Jesus Cristo e encontraram o sentido pleno para a sua vida”.

“Nem a perseguição, nem a morte foi suficiente para que as suas vidas perdessem o sentido”, considerou a mesma fonte, à imprensa, exortando que nos tempos de hoje de “muito sofrimento” este deve ser usado como “momento de grande crescimento”.

Dom Ildo Fortes exemplificou com a vida de São Vicente um “mártir” cujo sofrimento surgiu de forma involuntária.

“Mas, há muitas pessoas que não crescem porque fogem das dificuldades da vida, porque se demitem”, considerou, apelando aos fiéis a se fortalecerem em Deus.

Também, segundo a mesma fonte, actualmente faz todo o sentido falar em esperança e na solidariedade.

“Quem estiver melhor, seja em termos de espírito da sua alma, financeiro, que vá à procura daqueles que precisam de apoio, porque isso nos faz crescer e nos faz feliz”, afiançou o bispo da Diocese do Mindelo, para quem “a felicidade e a esperança não está no material, mas sim quando se torna a vida uma dádiva, quando é partilhada”.

A missa solene, que assinala o Dia de São Vicente, levou centenas de fiéis à igreja de São Vicente e contou ainda com a presença de personalidades como o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, o presidente substituto da câmara municipal, Rodrigo Martins, o presidente da Associação dos Municípios de Cabo Verde, Herménio Fernandes, e dos ministros Abraão Vicente e Paulo Rocha.

A liturgia teve ainda a participação de vereadores municipais, deputados municipais e nacionais e várias outras personalidades.

O dia do município será ainda comemorado com uma sessão solene nos Paços do Concelho, marcada para a tarde de hoje a ser presidida pelo primeiro-ministro.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos