Deputada do MpD elogia compromisso do Governo com a Educação em Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Out (Inforpress) – O MpD (no pder) elogiou hoje os esforços do Governo em relação à educação em Cabo Verde, destacando o compromisso do Executivo liderado por Ulisses Correia e Silva com a classe docente e a evolução contínua do sistema educacional.

“Esse Governo é um Governo de rosto humano, muito responsável, que levou a sério a questão da Educação em Cabo Verde”, afirmou em conferência de imprensa a deputada do Movimento para a Democracia (MpD), Fernanda Burgo, destacando o contraste com a administração anterior.

Continuando, acusou o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição) de congelar a carreira dos professores entre 2008 e 2015 e elogiou o governo actual por resolver muitas pendências da carreira docente, frisando ainda que a reforma educacional é um processo contínuo e que o Governo está comprometido em melhorar o sistema de ensino.

“É uma responsabilidade do Governo e o Governo está atento disso”, afirmou a deputada que fazia o balanço das jornadas parlamentares do PAICV para esta primeira Sessão Plenária de Outubro que arranca esta quarta-feira, 04, tendo como ponto alto o debate com o ministro da Educação, Amadeu Cruz.

Burgo argumentou ainda que muitos dos problemas enfrentados pelo governo actual foram legados pela administração anterior, ou seja, do PAICV.

Sobre a questão das universidades privadas, Burgo defendeu um debate sério e responsável entre o Governo, as instituições de ensino e a sociedade civil e destacou o alargamento das universidades e a criação de pólos universitários como um passo importante para garantir o acesso à educação superior.

Burgo também respondeu às críticas do PAICV em relação ao início do ano lectivo, afirmando: “Não iremos ao reboque do PAICV”, para, logo de seguida, argumentar que o governo actual demonstrou uma organização eficaz e que as críticas do maior partido da oposição são “infundadas”.

A deputada encerrou suas declarações com uma nota positiva, expressando confiança no debate com o ministro da Educação.

“Com o ministro da Educação, vamos com o espírito aberto e tranquilo porque Cabo Verde inteiro sabe o que o Ministério da Educação tem vindo a fazer”, afirmou, destacando as melhorias nas escolas e obras de reabilitação realizadas pelo Governo de Ulisses Correia e Silva, além do esforço na melhoria da qualidade e resolução das pendências dos professores.

GSF/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos