Dança: Raiz di Polon apresenta nova peça “Manel d’Novas” no Centro Cultural Português na Praia

Cidade da Praia, 06 Fev (Inforpress) – A Companhia de Teatro e Dança Contemporânea Raiz di Polon apresenta no dia 13, no Centro Cultural Português, na cidade da Praia, a nova peça a solo do coreógrafo Mano Preto intitulada “Manel d’Novas”.

O espectáculo, cuja concepção, coreografia, direcção artística e interpretação são da responsabilidade de Mano Preto, teve a sua antestreia no festival Mindelact, em São Vicente, em Novembro de 2019.

Neste espectáculo de dança-teatro, Mano Preto vai retratar a vida e obra do compositor de mornas e coladeiras “Manel d’Novas”, que nasceu a 24 de Fevereiro de 1938 em Santo Antão e faleceu a 28 de Setembro em São Vicente, ilha onde viveu durante muitos anos.

“Manel d’Novas é um ciclo de cinco peças a solo que estou a desenvolver, um por ano, na área de música e literatura, isto é, criação de biografias de grandes vultos da música cabo-verdiana. Os próximos serão Cesária Évora, Jaime Figueiredo e Eugénio Tavares”, dissera Mano Preto em declarações à Inforpress.

Conforme explicou na altura, esta peça, que terá a duração de meia hora, com enfoque na morna, pretende retratar, através de uma corda o violão e o barco, dois dos objectos que o artista costumava trabalhar.

A peça, escrita por Mário Lúcio Sousa, foi desenvolvida durante os meses de Julho e Agosto de 2019, no estúdio Victor Córdon, em Lisboa (Portugal), no âmbito de uma residência artística apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Segundo a ficha artística da peça, a direcção musical de Jeff Hessney e de Mano Preto, enquanto o canto é de Nhoff Fibra, Rosy Timas e Ana Azevedo, a música original de Manel d’Novas, a assistência cenográfica de Bento Oliveira, iluminação por parte de Jeff Hessney e contou com a assistência do corpo de Bailado da Cia. Raiz di Polon para criação e pesquisa de movimentos.

AM/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top