Covid-19: Voo sanitário da Emprofac aterrou hoje na Praia com 1 milhão e 410 mil máscaras cirúrgicas e 16 mil testes rápidos (REPTIFICADA)

Cidade da Praia, 09 Mai (Inforpress) – Um voo sanitário, sob a responsabilidade da Emprofac, aterrou hoje, às 13:30, no aeroporto internacional Nelson Mandela, na Cidade da Praia, com equipamentos de protecção individual e medicamentos, orçados em 1 milhão e 200 euros.

Em declarações à imprensa, o presidente do Conselho de Administração (PCA) da Emprofac, Gil Évora, adiantou que este voo proveniente da China chegou com 1 ilhão, 410 mil máscaras cirúrgicas, 16.000 testes rápidos, 2.500 viseiras de protecção, batas, sapatos de cobre e medicamentos de frio.

Gil Évora esclareceu que este “stock” vai garantir que o mês de Maio decorra “normalmente” em termos de equipamentos, enquanto o arquipélago prepara novas aquisições para o próximo mês de Junho, levando em conta a reacção do mercado com a entrada das máscaras comunitárias.

“A partir do dia 25 de Maio, existe a obrigatoriedade do uso de máscaras e entendemos que era necessário reforçar o nosso “stock”, justificou, informando que o valor desses equipamentos é de um milhão e 200 mil euros.

O responsável fez saber que 70 a 80 por cento (%) dos equipamentos de protecção individual vão ser distribuídos para o sector privado e 20 a 30 % para as estruturas hospitalares.

Gil Évora informou ainda que no próximo dia 18 de Maio, mais um voo sanitário, proveniente da China, vai aterrar na Ilha do Sal, com 40 toneladas de equipamentos de protecção individual, que vão ser distribuídas na sua totalidade para os ministérios da Saúde (Protecção Civil) e da Administração Interna (Policia Nacional).

No total, Cabo Verde já registou 236 casos de covid-19 desde que o primeiro doente foi diagnosticado, em 19 de Março, distribuídos pelas ilhas de Santiago (177), Boa Vista (56) e São Vicente (03, todos recuperados).

Destes casos testados positivos há a registar 56 recuperados (46 da Boa Vista, sete na Praia e três em São Vicente) e duas mortes – um cidadão inglês de 62 anos que se encontrava de férias na ilha da Boa Vista, e uma idosa de mais de 90 anos do concelho da Praia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 271 mil mortos e infectou mais de 3,8 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Mais de 1,2 milhões de doentes foram considerados curados.

OM/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top