Covid-19: Taxa de infectados recuperados aumenta 36% em Cabo Verde

Cidade da Praia, 22 Mai. (Inforpress) – Cabo Verde registou hoje dois casos suspeitos da covid-19, no concelho da Praia, num dia assinalado por seis testados confirmados e 35 recuperados na capital, pelo que o arquipélago passa a contar com 227 internados e 130 recuperados, 36%.

Na sua habitual conferência de imprensa para o balanço da situação do novo coronavírus da covid-19 em Cabo Verde, o director nacional da saúde disse que 223 casos confirmados estão internados no concelho da Praia, dois no município do Tarrafal de Santiago e outros tantos em Santa Cruz e que a Praia continua com 81 por cento dos casos globais.

“Praticamente, a situação está estável nos concelhos do interior de Santiago, Tarrafal, Santa Cruz e São Domingos. Aqui na Praia, temos verificado ao longo desta semana alguma estabilidade. Espero que nos próximos dois dias, quando fecharmos a semana epidemiológica, que esta tendência se mantenha”, referiu Artur Correia.

Realçou que a recuperação hoje dos 35 doentes representam uma taxa de recuperação a nível nacional de 36 %, o que a seu ver “já é um resultado muito positivo”, repartido pelo município da Praia, com 74 doentes recuperados, seguida da Boa Vista, com 53 recuperados, num total de  56 infectados e de São Vicente, com todos os três curados.

Dos recuperados, Artur Correia avançou que a mulher e o bebe infectados na sequência do primeiro caso importado na Cidade da Praia, também receberem alta esta manhã.

O responsável considerou também como “um bom sinal” da dinâmica da epidemia a diminuição das pessoas em quarentena em todos os concelhos, onde a Direcção Nacional da saúde tinha actividades de investigação epidemiologia, designadamente na Praia, Santa Cruz, Tarrafal, Órgãos, São Domingos, São Vicente, Sal e Boa Vista.

Em relação às três pessoas que quinta-feira foram colocadas em quarentena, em São Filipe, na ilha do Fogo, disse esperar que até sábado as amostras cheguem a Cidade da Praia para a resolução deste caso.

Com mais seis casos positivos divulgados hoje no município da Praia, Cabo Verde passa a registar um total de 362 casos confirmados acumulados de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago (303, sendo 295 na Praia, dois no Tarrafal, quatro e São Domingos e dois em Santa Cruz), da Boa Vista (56) e de São Vicente (três).

Destes casos testados positivos, há a registar 130 recuperados dos quais 73 restaurados no município da Praia, equivalente a cerca de 2/3 dos detectados, contra 53 da Boa Vista, no universo dos 56.

A nível nacional há o registo de três mortes – um cidadão inglês, na ilha da Boa Vista, e dois cabo-verdianos, na Cidade da Praia, pelo que o País conta actualmente com 227 casos activos.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado no final de Dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

SR/JMV

Inforpress/Fim

Scroll to Top