Covid-19: Cidade da Praia regista primeiro caso positivo local – Ministro da Sáude (Actualizada)

Cidade da Praia, 26 Mar (Inforpress) –  A cidade da Praia regista o primeiro caso positivo autóctone de infecção pelo novo coronavírus, desta feita, na esposa do homem que recentemente veio infectado da Europa, conforme avançou hoje o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.

Com este caso de infecção local, eleva-se para cinco o número de infectados no país, sendo três na Boa Vista, dos quais um óbito, e dois na cidade da Praia.

Em conferência de imprensa realizada esta tarde, o ministro da Saúde disse que após a investigação de todos os contactos próximos ao primeiro caso positivo na Cidade da Praia, testaram hoje a esposa que acusou positivo, mas que os outros dois suspeitos, também da capital, anunciados esta manhã, deram negativos.

Arlindo do Rosário disse que à semelhança do cônjuge, a esposa apresenta um quadro assintomático e que juntamente com os filhos, uma criança de 10 anos e um bebé e de um ano, estão em processo de isolamento no hospital, com o objectivo de “fechar o cerco”.

Com este primeiro caso local, segundo o governante, Cabo Verde chega ao nível de emergência, tendo garantido que “todo o procedimento está bem definido a nível do plano de contingência e do processo de investigação”, pelo que deu a garantia que todos os casos próximos “contactantes” serão analisados, com o propósito de “conter o mais rapidamente possível a propagação da epidemia”.

Em relação aos outros casos em estudo, o Governo compromete-se a apresentar à comunicação social o quadro na já institucionalizada conferência de imprensa na manhã desta sexta-feira, com o propósito de informar a população desta situação e das medidas que estão sendo tomadas na prevenção ao novo coronavírus, Covid-19.

De momento, Cabo Verde conta com um total de 22 casos suspeitos, dos quais 11 já testados que acusaram cinco ocorrências positivos, designadamente três na Boa Vista todos turistas estrangeiros, sendo um óbito.

A estes se juntam a dois testes positivos a dois cidadãos cabo-verdianos, sendo que a esposa deste cidadão cabo-verdiano se torna no primeiro caso local confirmado.

Em investigação estão outros 11 casos suspeitos, cujos resultados poderão ser conhecidos, esta sexta-feira.

O cidadão cabo-verdiano que testou o primeiro caso positivo em Cabo Verde testado a um nacional regressou de França num voo através de Lisboa, a 18 deste mês.

SR/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top