Coordenadores de todos os municípios reunidos na Praia para harmonização de metodologias pedagógicas no pré-escolar (c/áudio)

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – Os coordenadores da Educação do Pré-Escolar de todos os municípios do país estão reunidos de hoje a quinta-feira, na Cidade da Praia, num encontro que visa debater e promover a harmonização de metodologias pedagógicas no ensino pré-escolar.

Em declarações à Inforpress, à margem do encontro, a técnica dos serviços de gestão educativa e desenvolvimento curricular do Ministério da Educação, Cláudia Mendes, explicou que o evento visa partilhar as boas práticas, unificar as metodologias do trabalho e reforçar as competências das condutas pedagógicas.

“Neste momento estamos a trabalhar para capacitar as monitoras porque temos ainda profissionais da infância com poucas qualificações”, mostrou, salientando que este é um dos desafios do sector.

Outro desafio elencado é a questão do acesso, uma vez que, segundo ela, o Ministério da Educação quer que “todas as crianças” estejam no pré-escolar.

“Um dos objectivos do programa do Governo tem a ver com a questão da universalização do acesso. Está-se a criar as condições para que todas as crianças tenham o acesso ao pré-escolar através de apoios para as autarquias, com o intuito de apoiar as crianças das famílias que têm baixo rendimento”, garantiu.

Sobre a capacitação dos profissionais, Cláudia Mendes afiançou que a Direcção Nacional da Educação está a trabalhar conjuntamente com os municípios no reforço da formação para as monitoras da infância e os profissionais da área.

“A capacitação a nível de cada concelho é feita constantemente, consoante as necessidades”, esclareceu, reforçando que o Conselho Nacional da Educação vai dar o seu suporte de acordo as solicitações.

No encontro de hoje foram tratados assuntos como as redacções pedagógicas, que é um documento de apoio aos profissionais da infância, harmonização de instrumentos de apoio, assim como a importância da literacia para o pré-escolar e as técnicas da educação especial.

Para quarta-feira estão previstos temas como a legislação que regula o pré-escolar e as práticas educativas realizadas pelos coordenadores nos seus respectivos concelhos.

“Nós queremos que no final dos três dias haja aqui uma harmonização, permitindo que saiamos daqui com metodologias, estratégias, ideias e práticas pedagógicas uniformizadas”, manifestou a técnica do Ministério da Educação.

WM/CP

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap