Conselho Nacional de Estatística reúne-se esta terça-feira com o anteprojecto sobre novos estatutos na agenda

Cidade da Praia, 24 Jun (Inforpress) – O Conselho Nacional de Estatística (CNEST) reúne-se esta terça-feira, na Praia, na sua 2ª reunião ordinária, com o anteprojecto sobre novos estatutos e a situação dos trabalhos do Grupo Praia em Estatísticas de Governança na agenda.

Em declarações à Inforpress, o presidente do Conselho Nacional de Estatística, Raimundo Lopes, explicou que a revisão da lei do sistema estatístico nacional constitui uma das prioridades do Governo, tendo em conta que a mesma foi revista há 9 anos, daí a necessidade de alinhar e enquadrar os estatutos do CNEST e do INE aos últimos acontecimentos mundiais e aos sistemas estatísticos.

Avançou que durante o encontro vai ser emitido um parecer sobre o anteprojecto sobre os novos estatutos, que posteriormente será analisado e discutido na reunião do Conselho de Ministros.

A reunião constitui também uma oportunidade para a apresentação dos avanços e o ponto de situação dos trabalhos do Grupo Praia em Estatísticas de Governança, da versão final do relatório sobre a aplicação da anterior Lei do Sistema Estatístico Nacional (Lei n.º 35/VII/2009, de 2 de Março) e dos constrangimentos encontrados na sua implementação.

O plano de actividades do CNEST para o ano de 2020, apreciação e emissão de parecer sobre os projectos de planos de actividades e orçamentos dos órgãos produtores de estatísticas oficiais nomeadamente o Instituto Nacional de Estatística, Banco de Cabo Verde e dos órgãos delegados do INE para o ano 2020 são outros pontos que constam da agenda.

O CNEST é o órgão do Estado que orienta e coordena o Sistema Estatístico Nacional integrado pelo Conselho, o Instituto Nacional de Estatística (INE), o Banco de Cabo Verde (BCV) e os Órgãos Delegados do INE (ODINE), ao qual compete o exercício da actividade estatística oficial no país.

AV/ZS

Inforpress/Fim

Scroll to Top
Share via
Copy link
Powered by Social Snap