• Save

Comunidade cabo-verdiana nos EUA celebra 44º aniversário da independência nacional com várias actividades culturais

Cidade da Praia, 06 Jul (inforpress) – A comunidade cabo-verdiana residente em Providence, nos Estados Unidos de América, promove este domingo, 07, várias actividades culturais e feira de saúde, em comemoração ao 44º aniversário da independência nacional, com destaque para a realização do festival musical.

Em declarações à Inforpress, a responsável pela organização do evento, Rosy Tavares, explicou que o festival do dia da Independência é a celebração mais antiga da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos, que tem como objectivo a preservação e valorização da cultura e herança do povo cabo-verdiano.

Durante este domingo, adiantou, serão realizadas várias actividades culturais e feira de saúde, bem-estar e de educação, acrescentando que o dia será ainda marcado com oficinas de artes, incluindo várias actividades para crianças.

“Esta data é comemorada sempre com várias actividades e o mais importante é que o dia da independência nacional reúne milhares de cabo-verdianos num só espaço que, orgulhosos pela conquista da libertação nacional, festejam essa data. Teremos actuações de artistas cabo-verdianos residentes dentro e fora dos EUA e ainda faremos uma fusão de batuque, funaná e tabanca, entre outros”, avançou.

Para esta responsável, a celebração do 05 de Julho é extremamente importante para o país e todos os cabo-verdianos, defendendo neste sentido a necessidade de haver um envolvimento dos residentes no país e na diáspora na preservação da história, para se evitar “a perda da identidade do povo cabo-verdiano.

Destacou, por outro lado, que 44 anos após a independência nacional, o desenvolvimento de Cabo Verde é notável, não obstante os desafios que o país enfrenta, reforçando assim que o arquipélago está no “bom caminho” de desenvolvimento”.

Rosy tavares considerou ainda a boa relação dos cabo-verdianos residentes nos Estados Unidos da América com a terra-mãe como “factor importante” que tem contribuído para o crescimento do país, lamentando, entretanto, que muitas vezes os mesmos enfrentam muita burocracia, no que se refere às questões alfandegárias, o que, no seu entender, impede que a ligação dos emigrantes com Cabo Verde seja ainda melhor.

A 5 de Julho de 1975 foi proclamada a independência de Cabo Verde, território colonizado pelo império português a partir de meados do séc. XV.

“Povo de Cabo Verde, hoje, 5 de Julho de 1975, em teu nome, a Assembleia Nacional de Cabo Verde, proclama solenemente a República de Cabo Verde como Nação Independente e Soberana”.

Foram com estas palavras que o então presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Abílio Duarte, proclamara a independência do país em relação à antiga potência colonizadora, Portugal.

O estádio municipal da Várzea, na Cidade da Praia, foi o local escolhido para o cerimonial da transferência da soberania portuguesa para as novas autoridades do país.

CM/JMV

Inforpress/Fim